21 °C São Paulo, BR
22 de outubro de 2020

Pueblo Escondido: a cidade fantasma do Vale Calamuchita

A cidade fantasma de Pueblo Escondido está localizada no Cerro Áspero, nas montanhas do Pampean (entre as províncias de Córdoba e San Luis, Argentina) a sudoeste do vale de Calamuchita e na margem direita do córrego El Tigre, a 2.000 metros acima do nível do mar. É uma mina abandonada da qual o tungstênio foi extraído durante cerca de 75 anos, que já abrigou mais de 800 trabalhadores e hoje encontra-se em ruínas.

Pueblo Escondido
La Cascada Del Tigre – foto:Cesar Valiente

Para chegar até lá você pode sair cedo da Villa General Belgrano e rodar cerca de 90 km, compostos principalmente de estradas sem calçamento com paisagens muito bonitas, até chegar ao Puesto Del Tono. De lá, percorre-se a pé uma trilha até chegar ao antigo acampamento onde se esconde esta antiga cidade mineira.

Foto: http://www.voydeviaje.com.ar/

Este antigo assentamento de mineração também é acessível a partir da cidade de Merlo (San Luis), localizado a 25 km a noroeste. Por uma estrada que tem 20 km de asfalto e o restante sem calçamento. Outra opção é a partir da cidade de La Cruz, cerca de 60 km a sudoeste.

O mineral explorado naquela mina foi o tungstênio na forma de óxidos e sais, destinados principalmente à exportação, especialmente durante a Segunda Guerra Mundial, para uso como material bélico. O veio principal foi trabalhado por uma rota de 180m e a uma profundidade de 35m. Em seu tempo de esplendor, havia centenas de trabalhadores em Pueblo Escondido, instalações de moagem, concentração e separação de minerais por meios mecânicos, usina própria, hospital, alojamento para mineiros e chefes, telefone, etc. Havia também um teleférico de 300 metros de comprimento para baixar o mineral para a usina e uma bomba de combustível, entre outras instalações. Porém, não havia geólogo apenas mineiros especialistas, muitos trazidos do Chile e Bolívia.

Pueblo Escondido
Vista aérea do Cerro Áspero e Pueblo Escondido (abaixo) – Foto: http://www.cordobaoutdoor.com.ar/

É, sem dúvida, uma mina abandonada muito impressionante, tanto pelo local onde está localizada quanto pelo tamanho de suas ruínas.

“A mina Cerro Áspero operou do final do século 19 até 1969. Fechou quando o preço internacional do tungstênio caiu, enquanto ao mesmo tempo o mineral da mais alta qualidade estava acabando. Mas a sentença de morte da mina foi dada pela entrada, no mercado mundial de tungstênio, da República Popular da China, na década de 1980. Atualmente, 85% do tungstênio usado pela indústria mundial vem da China, uns 5% da Rússia, 3% do Canadá e os 7% restantes de alguns países. A maior concentração de minas de tungstênio no mundo está no sudeste da China “

Jorge Sfragulla, geólogo da Faculdade de Ciências Exatas, Físicas e Naturais da Universidade Nacional de Córdoba.
Pueblo Escondido
Foto antiga de Pueblo Escondido. Foto : https://www.geocaching.com/

Hoje, as instalações abandonadas servem como refúgio de montanha para os amantes da natureza que querem explorar este lugar maravilhoso e sua história imponente.

Assista um pequeno vídeo sobre Pueblo Escondido:

  • Source: Redação
  • Via: Pesquisas na Internet

Artigos Interessantes

A Ruta Nacional 40 – um tesouro aos pés dos Andes

A Ruta Nacional 40 é uma rodovia argentina emblemática para nós, motociclistas viajantes. Todo aventureiro que tenha visitado os Andes, provavelmente passou por um trecho dela. Conheça um pouco mais sobre ela na descrição abaixo, feita pelo site Wikipedia.org. “A Ruta Nacional 40 é uma rodovia argentina que percorre o país de sul a norte […]