Juntamente com a nova Honda Fireblade CBR 1000RR-R, a outra grande protagonista do estande da Honda em Milão foi uma surpresa desenvolvida pelo estúdio de design da empresa em Roma – a Honda CB4 X.

Honda CB4 X
Foto: Motociclismo.es

A verdade é que o estande da Honda do ano de 2019 teve dois protagonistas proeminentes: Honda Fireblade CBR 1000RR-R – top de linha – e sua versão “standard”, que pudemos ver dias antes de filmá-la em Suzuka. Mas, além das motocicletas mais esportivas ou de uma unidade da Honda RC213V de Marc Márquez, a máquina que recebeu mais visitas e atenção foi um protótipo que se destacou por sua imagem inovadora, especialmente para o setor a que se destinava.

Esta Honda CB4 X foi descrita por seus criadores, a equipe de design da Honda em Roma, como um “crossover” para encontrar “diversão sete dias por semana”.

Honda CB4 X
Foto: Motociclismo.es

Em outras palavras, uma mistura de dois segmentos. Mas, ao contrário do Honda Crosstourer que vimos anos atrás, com o motor de 1.200cc que tentava mesclar o uso off-road com asfalto, como, por exemplo, a Ducati Multistrada, essa nova “crossover” visa combinar turismo e esportividade.

Honda CB4 X
Foto: Motociclismo.es

A verdade é que, quando se trata de introduzir novos conceitos e designs ao público, as marcas não economizam nos componentes ou peças top de linha que são simplesmente mais atraentes. Portanto, é difícil julgar como seria uma série CB4 X de produção comercial observando seu protótipo. Mas, de qualquer forma, não parece que os freios Brembo, o espetacular sistema de escapamento da SC-Project (parceiro da Honda no MotoGP), os garfos e o amortecedor Öhlins cheguem a uma Honda de cilindrada média, movida pelo motor de quatro cilindros de 650cc. Em princípio, o mesmo motor que está equipado no Honda CB650R da família Neo Sports Café, com 95 cv de potência e 6,4 kgf.m de torque

Honda CB4 X
Foto: Motociclismo.es

Apesar de uma posição de pilotagem relativamente confortável, graças a um guidão amplo e alto, o conjunto inspira um comportamento esportivo devido à traseira alta e à frente “em ataque” com um topo pontiagudo.

Atrás, alinhado com a saída de escape dupla, encontramos um braço oscilante do tipo monobraço, que mostra toda a beleza da roda traseira de dez raios.

Será que iremos vê-la no mercado? E, em caso positivo, ela manterá sua aparência radical?

Algumas fotos da Honda CB4 X