A série MT da Yamaha, conhecida como “Master of Torque” de motos naked, tem ganhado imensa popularidade. Enquanto modelos como MT-07, 09 e 10 são famosos por seus motores agressivos e estilo “Hyper Naked”, existem versões de menor cilindrada disponíveis em vários mercados.

É bastante interessante que nossos amigos europeus possam ser iniciados no mundo das motos em uma “Master of Torque” de pequena cc, na forma da MT-125, e, eventualmente, possam evoluir até a grandiosa MT-10. Nos Estados Unidos e aqui no Brasil, temos a MT-03, compartilhando o mesmo motor de 321cc da renomada Yamaha R3.

Na Ásia e Europa, a versão MT-25 de 250cc também está disponível, uma máquina compatível com a norma A2, oferecendo 35 cavalos de potência em um motor bicilíndrico refrigerado a líquido. A MT-25 pode ser confundida com suas irmãs maiores, mas seu estilo naked agressivo pode não agradar a todos, principalmente pilotos mais altos.

Foi então que Abraham Simatupang, da oficina indonésia Batakastem, entrou em cena. Recentemente, um cliente trouxe uma MT-25 de 2015 com o desejo de transformá-la em uma clássica moto de estilo Dakar, mais adequada à sua estatura.

Após algumas discussões, decidiram por uma influência mais moderna, escolhendo a Yamaha Ténéré / Husqvarna Norden como referência. O foco não foi apenas na estética, mas também na ergonomia, conforto e funcionamento adequado da MT-25 transformada:

A seguir, conversamos com Abraham para obter todos os detalhes e a história por trás da construção.

Por favor, conte-nos um pouco sobre você, sua história com motocicletas e sua oficina.

Yamaha MT-25, ano 2015.

Por que essa moto foi construída?

Foi um projeto para um cliente. O pedido era se afastar da aparência original da Yamaha e esticar o conceito para algo que combinasse com a postura do proprietário, realizando o sonho dele de ter a moto ideal.

Qual o conceito de design e influências na construção da mt-25?

Inicialmente, o conceito era de uma robusta moto Dakar clássica da Honda. No entanto, após várias discussões, optamos por um tema que mesclasse o clássico e o moderno no conceito de aventura. Decidimos usar a Yamaha Ténéré / Husqvarna Norden como referência, mas apenas como ponto de partida. Nosso objetivo era alcançar as proporções ideais para criar um conceito único.

Quais foram os trabalhos personalizados na moto?

Customizamos desde as rodas, chassi e peças do corpo até as que se harmonizavam com o nosso conceito. Nosso desafio era garantir que a moto funcionasse tão bem quanto uma original de fábrica, especialmente o sistema de injeção de combustível. Tivemos um cuidado especial com a eletrônica de fábrica, como usar o velocímetro original para evitar erros no sistema.

Apelido da Moto?

Nós a chamamos de “Blue Camel”.

E quais as especificações técnicas?

Com um motor de 250cc, 4 tempos, 2 cilindros, 6 velocidades, sistema de injeção de combustível, DOHC, potência máxima de 35.53 HP, torque máximo de 2.400 kgf.m e um peso de 180 kg final.

Como é pilotar esta moto?

Com meus 182 cm de altura, é a moto dos sonhos. A suspensão é excelente, típica de uma moto de aventura. A moto tem uma postura ereta e, ao pilotar, a seção traseira desce suavemente. O tema pode não ser dos mais tranquilos, mas seu design tem um propósito — faz as pessoas pararem e perguntarem: “Que moto é essa? Nunca vi uma assim.” Além disso, a potência é satisfatória, perfeita para as movimentadas ruas de Jacarta.

Qual foi o maior desafio nesse projeto?

O processo de design foi o destaque. O desafio era combinar peças de uma moto doadora transformada tão profundamente do modelo OEM. Mas as proporções e a sensação tinham que ser exatas — mais confortáveis que o original e funcionando como uma moto convencional. Foi um processo estressante, mas estou muito feliz e orgulhoso do resultado.

Agradecimentos?

Agradeço a todos os envolvidos neste projeto.

Algumas imagens da Yamaha Mt-25 Adventure Bike Blue Camel

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Este texto foi traduzido por nossa equipe. 
A fonte original pode ser encontrada aqui: www.bikebound.com