O novo Caberg Drift Evo II usa um chip NFC no capacete para armazenar informações médicas que você escolher para emergências.

A fabricante italiana de capacetes Caberg acaba de lançar seu novo capacete integral Drift Evo II como parte da sua coleção 2024. Ele é certificado pela ECE 22.06 e vem com um monte de recursos que você esperaria de um capacete integral moderno, mas também tem uma característica extremamente interessante e bastante única (pelo menos para um capacete de moto): Um ID Médico NFC embutido no spoiler.

A Caberg colaborou com a empresa italiana FEI (abreviação de “Fast and Ecological Information”) para integrar essa funcionalidade na sua última versão da linha Drift Evo, o Drift Evo II.

Se você usa coisas como Apple Pay, Google Wallet ou Samsung Wallet para pagar com seu smartphone, provavelmente já tem alguma familiaridade com a Comunicação de Campo Próximo (NFC). É a mesma tecnologia que a Caberg está usando para seu novo sistema de ID Médico SOS Caberg, que até agora só foi anunciado no novo capacete Drift Evo II da fabricante.

Se você curte mountain bike e motociclismo, é possível que já tenha visto algumas opções de capacetes de mountain bike da POC Helmets com funcionalidade de ID Médico NFC. Modelos como o POC Ventral Air Mips NFC usam uma solução de ID Médico NFC da empresa sueca de tecnologia Twiceme, que funciona de maneira muito semelhante.

A Twiceme chama seu sistema de “Tecnologia de Ajuda aos Socorristas”, permitindo que seus colegas de pedal, espectadores ou primeiros socorros acessem informações críticas rapidamente em caso de emergência. Embora a empresa não fabrique capacetes ou outros equipamentos de segurança, ela fez parceria com vários fabricantes de equipamentos em múltiplos campos – desde ciclismo até construção.

Os entusiastas de mountain bike também podem encontrar chips de ID Médico NFC da Twiceme em uso em capacetes da Dainese e O’Neal. A empresa também anunciou uma parceria com a Schuberth em outubro de 2023. Embora a Schuberth seja bem conhecida no mundo das motos, os capacetes anunciados até agora que virão com a tecnologia Twiceme NFC ID Médico serão de segurança industrial e de incêndio.

Muitas jaquetas de moto vêm com um bolso especial para informações médicas na manga, onde os pilotos podem colocar as informações de emergência que acham que devem ser conhecidas sobre eles. Muitas são até à prova d’água, então é mais provável que sejam legíveis se necessário. Além disso, muitos pilotos podem já ter um recurso de ID Médico configurado em seu smartphone – e em 2023, a maioria dos pilotos provavelmente carrega smartphones (como todo mundo).

Também há a questão constante do conhecimento. Se os primeiros socorros não souberem dessa maneira rápida e fácil de acessar informações vitais, então quão útil é na prática? Por exemplo, a Arai e outros fabricantes de capacetes oferecem abas de liberação de emergência para remover rapidamente as almofadas das bochechas do piloto e tirá-los com segurança e cuidado de seus capacetes há anos.

Infelizmente, nem todo socorrista vai saber que eles estão lá. A probabilidade é provavelmente maior para a equipe médica que trabalha frequentemente em autódromos, mas em outros lugares, pode não ser conhecimento comum.

Se for o caso, sistemas de ID Médico NFC como o que a Caberg está usando agora são mais uma ideia útil para adicionar ao seu arsenal. No entanto, ter essas informações facilmente disponíveis em mais de um lugar pode ser a melhor ideia de todas.”

Leia mais…

Este texto foi traduzido por nossa equipe.
A fonte original pode ser encontrada aqui: https://www.rideapart.com