Dois anos depois de a MV Agusta ter revelado ao mundo o conceito Lucky Explorer 9.5, a marca italiana finalmente lançou sua primeira moto de aventura na sua versão final na EICMA 2023. A moto de produção ganhou o novo nome de LXP Orioli, em homenagem à lenda das corridas Edi Orioli, que inspirou o desenvolvimento do novo modelo como a Cagiva Elefant com a marca Lucky Explorer, com a qual ele venceu o Dakar em 1990.

Luxo off-road

Chamada pela MV Agusta de “a primeira moto de luxo para todo terreno do mundo”, a nova LXP Orioli será produzida em uma série limitada de apenas 500 unidades e deve custar por volta de €30.000 (aprox. R$ 160.000,00). Além de serem numeradas, cada moto será assinada pessoalmente por Edi Orioli. E para quem está se perguntando sobre a origem, a MV Agusta afirma que a moto foi concebida, desenhada, desenvolvida e fabricada inteiramente em Schiranna.

A LXP Orioli de 2024 estreia na EICMA com um motor novo de três cilindros e 931cc, totalmente desenvolvido e fabricado na Itália. Dizem que pesa só 57 kg e oferece uns impressionantes 124 cavalos de potência, mais do que a 890 Adventure, a Tiger 900, a África Twin e a DesertX. O torque é de 10.400 kgf.m, sendo que 85% já está disponível a apenas 3.000 rpm. O motor é envolvido por uma estrutura de chassi principal de duplo feixe feito de tubos de aço de alta resistência e componentes forjados, junto com um subchassi de treliça dupla aparafusado.

A lubrificação e os sistemas de arrefecimento do cárter são completamente novos, além do mecanismo do virabrequim e da caixa de velocidades terem sido extensivamente revisados. A distribuição é DOHC, com eixos tratados com DLC, uma característica típica das motos esportivas. O virabrequim é contra rotativo, o que reduz a inércia e facilita as mudanças de direção. As vibrações foram ainda mais reduzidas graças à adoção do eixo contrabalançador. A embreagem é controlada hidraulicamente para garantir operação constante mesmo nas condições de condução mais extremas, e o sistema de escape é projetado para otimizar o desempenho do motor de 950 cc e realçar seu ronco.

A absorção de impactos é por conta de uma suspensão Sachs totalmente ajustável. Garfos USD e um monoshock de ligação progressiva oferecem 210 mm de curso, contribuindo para uma altura livre do solo de 230 mm. O assento é de altura média, ajustável entre 850 mm e 870 mm. Tudo isso roda em aros raiados de 21”/18”, sem câmara, e é parado por pinças Brembo Stylema na frente em discos de 320 mm de diâmetro e uma pinça de duplo pistão com disco de 265 mm na traseira.

A LXP Orioli vem equipada com uma avançada plataforma inercial de 6 eixos, que se conecta com a eletrônica embarcada, incluindo a unidade de controle de gerenciamento do motor com um microprocessador de alta frequência. O Ride by Wire completo é baseado em estratégias de gestão de torque; os mapas disponíveis são Urban, Touring, Off-Road e Custom All-Terrain, especialmente desenvolvidos para garantir entrega adequada e ajuste de controle eletrônico ideal em diferentes contextos de ação.

O controle de tração, que pode ser desativado, conta com 5 níveis de intervenção para uso em estrada, 2 desenvolvidos para uso off-road, e um modo Rain para garantir máxima segurança até nas condições adversas de condução. O freio motor tem dois níveis, ajustáveis independentemente do Riding Mode escolhido: nível 1 com freio motor reduzido e nível 2 com freio motor completo.

O ABS de Curvas, além de oferecer grande segurança nas curvas, possui a função RLM (Rear Wheel Lift-Up Mitigation), e pode ser completamente desativado ou só na roda traseira. A MV Agusta afirma que o sistema ABS foi especificamente desenvolvido para funcionar com pneus de trilha e de estrada.

O controle do acelerador, como em toda a linha de três cilindros, tem uma pequena folga negativa, importante para aumentar a sensação e para gerenciar suavemente a desativação do controle de cruzeiro. O último pode ser ajustado para aumentar ou diminuir a velocidade em 1 km/h ou 5 km/h. O sistema de gerenciamento de chave é completamente sem chave.

Eletrônica

A eletrônica é gerenciada através de um display TFT colorido de 7 polegadas equipado com Bluetooth, conectividade wifi e dois modos gráficos. O aplicativo MV Ride, comum a toda a linha, permite conectar um smartphone, configurar navegação curva a curva, salvar itinerários e dados de condução e compartilhá-los na comunidade com outros usuários. Além disso, graças ao MV RideApp, o usuário pode configurar sua LXP Orioli usando o smartphone mesmo antes de ligar o motor. O dispositivo antirroubo Mobisat com geolocalização integrada faz parte do equipamento padrão da LXP Orioli.

Aros tubeless de serviço pesado vêm de fábrica com pneus Bridgestone Battlax AX41. O pacote é completado com uma placa de proteção de alumínio, barra de proteção, cubos CNC e malas de alumínio. O equipamento padrão da LXP Orioli também inclui um sistema de iluminação completo LED dianteiro e traseiro com DRL e controles de guidão retro iluminados LED. Com o escape premium, a LXP pesa 220 kg a seco.

A LXP Orioli vem com um kit especial contendo um escape de titânio Termignoni desenvolvido em parceria com a MV Agusta. O conteúdo também inclui uma ponteira de fibra de carbono, um protetor térmico, a capa da moto e um certificado de autenticidade. O novo modelo vem com um kit contendo um escape de titânio homologado, co-projetado e desenvolvido pela MV Agusta e Termignoni, que é emparelhado com uma ponteira de fibra de carbono e protetor térmico para uma economia total de peso de mais de 4 kg. Apresentado em uma caixa especial, o kit também contém a capa da moto e o certificado de autenticidade. De acordo com a MV Agusta, o escape de titânio usa um design inovador com uma válvula de escape eletronicamente controlada integrada, desenvolvida para alcançar uma curva de torque suave e entrega de potência linear para pilotagem on e off-road.

Exclusividade

A MV Agusta começará a entregar as 500 unidades da LXP Orioli aos clientes no final do primeiro trimestre de 2024. O novo modelo é envolto em uma cor Pearl White que domina as carenagens e o para-lama dianteiro, enquanto alguns detalhes mostram as cores do histórico patrocinador Lucky Explorer, com o qual Edi Orioli dominou a cena do rally nos anos 90. A parte central da moto é Carbon-Metallic Black, assim como a maior parte do assento, onde o branco das carenagens se repete nas laterais.

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Este texto foi traduzido por nossa equipe.
A fonte original pode ser encontrada aqui: https://www.advpulse.com/