A Yamaha introduziu um conceito mais radical e ainda mais focado no off-road da Yamaha Tenere 700, sua moto de aventura de média cilindrada: a Ténéré 700 Raid.
Ténéré 700 Raid
Embora não esteja à venda no Brasil a Yamaha Tenere 700 é uma moto de muito sucesso no mercado europeu e na América do Norte. Diz-se que a Tenere 700 oferece a combinação perfeita de motor atraente, corpo leve e flexível e preço competitivo. Inspirada nos pilotos da marca, como Alessandro Botturi e Pol Tarres, a Yamaha criou um conceito mais extremo e ainda mais apto para o off-road de longas distâncias e focada em competições de rally.
De acordo com a Yamaha, a Ténéré 700 Raid Prototype é fabricada com o uso extensivo de peças de alto desempenho GYTR (Genuine Yamaha Technical Race).
A mudança mais significativa está na suspensão, as unidades dianteira e traseira são substituídas por unidades Kayaba. Com maior capacidade de ajuste, o novo dispositivo também oferece um curso de suspensão adicional de 60 mm. A Ténéré 700 Raid Prototype tem um curso de 270 mm na frente e 260 mm na traseira. Garfos dianteiros e amortecedores também são montados em garfos e bielas exclusivos.
O escapamento é todo em titânio Akrapovic Racing, e o motor está equipado com uma caixa de ar e filtro de alto desempenho. Também foi adicionado um radiador superdimensionado, duas ventoinhas de resfriamento, uma nova tampa da bomba de água, um novo resfriador de óleo e uma embreagem Rekluse para serviço pesado, com uma tampa de embreagem de duas peças e uma nova alavanca de embreagem.
Os freios foram alterados para um único disco dianteiro de 300 mm de alta especificação com pastilhas de freio de corrida e um cilindro mestre de freio dianteiro atualizado.
Há também uma nova alavanca de freio dianteiro e um disco de freio traseiro de grandes dimensões com um diâmetro de 267 mm, bem como um novo suporte de montagem da pinça. Mangueiras de freio dianteiras e traseiras trançadas de aço também foram adicionadas.
Leia também!
- YAMAHA e seu legado no Dakar
- BMW GS completa quarenta anos
- Honda África Twin 850: os rumores são verdadeiros?
A transmissão foi rebaixada pela coroa traseira de 48 dentes, e o aro traseiro agora é mais fino para acomodar pneus 140/80 projetados especificamente para corridas de rally.
A moto também está equipada com dois tanques de combustível dianteiro e traseiro, um defletor de fibra de carbono, um banco ajustável, um amortecedor de direção Scotts e um conjunto completo de dispositivo de navegação da RNS.
Segundo a Yamaha é provável que seja lançada principalmente como moto de competição e faça a sua estreia em alguns eventos internacionais de rali em 2022.