Juntamente com a nova Honda Fireblade CBR 1000RR-R, a outra grande protagonista do estande da Honda em Milão foi uma surpresa desenvolvida pelo estúdio de design da empresa em Roma – a Honda CB4 X.
A verdade é que o estande da Honda do ano de 2019 teve dois protagonistas proeminentes: Honda Fireblade CBR 1000RR-R – top de linha – e sua versão “standard”, que pudemos ver dias antes de filmá-la em Suzuka. Mas, além das motocicletas mais esportivas ou de uma unidade da Honda RC213V de Marc Márquez, a máquina que recebeu mais visitas e atenção foi um protótipo que se destacou por sua imagem inovadora, especialmente para o setor a que se destinava.
Esta Honda CB4 X foi descrita por seus criadores, a equipe de design da Honda em Roma, como um “crossover” para encontrar “diversão sete dias por semana”.
Em outras palavras, uma mistura de dois segmentos. Mas, ao contrário do Honda Crosstourer que vimos anos atrás, com o motor de 1.200cc que tentava mesclar o uso off-road com asfalto, como, por exemplo, a Ducati Multistrada, essa nova “crossover” visa combinar turismo e esportividade.
A verdade é que, quando se trata de introduzir novos conceitos e designs ao público, as marcas não economizam nos componentes ou peças top de linha que são simplesmente mais atraentes. Portanto, é difícil julgar como seria uma série CB4 X de produção comercial observando seu protótipo. Mas, de qualquer forma, não parece que os freios Brembo, o espetacular sistema de escapamento da SC-Project (parceiro da Honda no MotoGP), os garfos e o amortecedor Öhlins cheguem a uma Honda de cilindrada média, movida pelo motor de quatro cilindros de 650cc. Em princípio, o mesmo motor que está equipado no Honda CB650R da família Neo Sports Café, com 95 cv de potência e 6,4 kgf.m de torque
Apesar de uma posição de pilotagem relativamente confortável, graças a um guidão amplo e alto, o conjunto inspira um comportamento esportivo devido à traseira alta e à frente “em ataque” com um topo pontiagudo.
Atrás, alinhado com a saída de escape dupla, encontramos um braço oscilante do tipo monobraço, que mostra toda a beleza da roda traseira de dez raios.
Será que iremos vê-la no mercado? E, em caso positivo, ela manterá sua aparência radical?