19 °C São Paulo, BR
6 de maio de 2022

Ducati Adventure Scrambler 2021 um conceito futurístico para uma moto icônica

Ducati está entrando em um grande momento focado em motos de aventura com esta Desert X, uma moto tecnicamente superior.

Ducati Adventure Scrambler

A estética ousada e futurista da Ducati Adventure Scrambler exige ser apreciada… mesmo se você a usar para andar em terrenos desérticos empoeirados ou em estradas em montanha solitárias.

Conheça a Ducati Adventure Scrambler, um conceito vindo da mente de Nazar Eisa. Projetada para oferecer uma experiência diferente, o conceito da Adventure Scrambler se afasta da linguagem de design normal da série Scrambler da Ducati.

O estilo do conceito realmente o diferencia, confundindo as linhas entre scramblers, motos de trilha e café-racers. Enquanto você esperaria que uma dirt bike fosse muito mais básica e enxuta, a Adventure Scrambler tem um design mais robusto, musculoso e encorpado que dá aquela impressão de autoridade com seu torso volumoso. No entanto, o conceito da Ducati Adventure Scrambler anda mais dentro do território da Cyberquad, com um design que rejeita absolutamente qualquer chance de ter uma linha ou superfície curva. Em vez disso, o design de polígonos baixos da Adventure Scrambler dá a ela seu apelo futurístico, fazendo com que pareça “não natural”… um truque simples criado usando linhas retas puras, que nunca são encontradas na natureza.

DUCATI ADVENTURE SCRAMBLER

DUCATI ADVENTURE SCRAMBLER

A nova Desert X é uma moto com uma atitude off-road intensa, que efetivamente amplia os limites do que pode ser feito com uma Ducati. Dunas do deserto, caminhos estreitos fora de estrada, estradas de cascalho e curvas montanhosas: com as estradeiras Desert X, os sonhos não conhecem mais limites.

Equipada com roda dianteira de 21″ e traseira de 18 “, a nova Desert X foi projetada para enfrentar até mesmo o off-road mais exigente. O desenvolvimento especificamente focado no off-road combinado com a valiosa experiência em estradas da Ducati dá vida a uma moto responsiva e fácil de se acostumar, que fica à vontade em qualquer trilha ou asfalto.

O projeto Desert X nasceu em 2019 quando a Ducati apresentou o conceito homônimo ao público, gerando uma reação forte e positiva de motociclistas de todo o mundo. Este feedback importante deu ao fabricante com sede em Bolonha o impulso decisivo para transformar esse conceito numa motocicleta funcional, competente e eficaz.

O design da Desert X representa uma interpretação contemporânea das linhas das motocicletas Enduro dos anos 80, criadas pelo Ducati Stile Center de acordo com critérios de essencialidade e robustez.

DUCATI ADVENTURE SCRAMBLER

O perfil lateral da moto tem muito para se admirar e analisar. A silhueta do conceito tem o que são efetivamente as rodas, a distância ao solo e a suspensão de uma trail ou de uma adventure bike, mas com a massa de uma café racer, mais pesada. Essa fusão de tipos, no entanto, é provavelmente uma das últimas coisas que você percebe, visto que a superfície da moto é seu detalhe mais cativante. O formato ousado é acentuado pela pintura requintada da Ducati Adventure Scrambler, uma combinação de metal preto escovado e ouro rosa. É raro ver cor usada em veículos de duas rodas de aventura, mas, novamente, o conceito está muito longe de ser convencional neste ponto!

Outra característica de destaque é a aparência de aço frio que a moto transmite, provocado por quatro elementos iluminados que se apresentam na frente do veículo de duas rodas como seu farol. Os faróis reforçam o tema subjacente de linhas retas, que acabaria quebrado com o farol circular convencional (praticamente um ícone da Ducati). Enquanto algumas motos dispensam faróis únicos optando por uma configuração de lâmpada dupla, o conceito Adventure Scrambler substitui isso por quatro “olhos” que olham para você por um olhar que diz muito – começando com “saia do meu caminho”!

A Adventure Scrambler de Nazar Eisa faz um bom trabalho em sacudir esteticamente as coisas, perturbando a calmaria confortável em que a maioria das scramblers, café racers e motos trail se acomodaram. Desde sua linguagem formal até seus detalhes e até mesmo a pintura, ela cria uma moto que é melhor descrita como uma combinação de “não convencional” com “futurista”. Mesmo que as scramblers e as motos trail sejam feitas como máquinas de resistência, a Ducati Scrambler Concept também mostra que elas podem se tornar desejáveis o suficiente para serem usadas em estradas também… e tenho certeza que esse modelo “bad boy” iria virar um monte de cabeças. Infelizmente, a moto existe apenas como um conceito feito por um fã – por enquanto – (e não está formalmente associada à marca Ducati), embora o modelo que ela define possa facilmente gerar algumas personalizações, não? Algum designer de motos customizadas entusiasmado quer dar vida a isso? Fica o convite!

Leia também:

Artigos Interessantes