A estética ousada e futurista da Ducati Adventure Scrambler exige ser apreciada… mesmo se você a usar para andar em terrenos desérticos empoeirados ou em estradas em montanha solitárias.

Conheça a Ducati Adventure Scrambler, um conceito vindo da mente de Nazar Eisa. Projetada para oferecer uma experiência diferente, o conceito da Adventure Scrambler se afasta da linguagem de design normal da série Scrambler da Ducati.

O estilo do conceito realmente o diferencia, confundindo as linhas entre scramblers, motos de trilha e café-racers. Enquanto você esperaria que uma dirt bike fosse muito mais básica e enxuta, a Adventure Scrambler tem um design mais robusto, musculoso e encorpado que dá aquela impressão de autoridade com seu torso volumoso. No entanto, o conceito da Ducati Adventure Scrambler anda mais dentro do território da Cyberquad, com um design que rejeita absolutamente qualquer chance de ter uma linha ou superfície curva. Em vez disso, o design de polígonos baixos da Adventure Scrambler dá a ela seu apelo futurístico, fazendo com que pareça “não natural”… um truque simples criado usando linhas retas puras, que nunca são encontradas na natureza.

DUCATI ADVENTURE SCRAMBLER

DUCATI ADVENTURE SCRAMBLER

A nova Desert X é uma moto com uma atitude off-road intensa, que efetivamente amplia os limites do que pode ser feito com uma Ducati. Dunas do deserto, caminhos estreitos fora de estrada, estradas de cascalho e curvas montanhosas: com as estradeiras Desert X, os sonhos não conhecem mais limites.

Equipada com roda dianteira de 21″ e traseira de 18 “, a nova Desert X foi projetada para enfrentar até mesmo o off-road mais exigente. O desenvolvimento especificamente focado no off-road combinado com a valiosa experiência em estradas da Ducati dá vida a uma moto responsiva e fácil de se acostumar, que fica à vontade em qualquer trilha ou asfalto.

O projeto Desert X nasceu em 2019 quando a Ducati apresentou o conceito homônimo ao público, gerando uma reação forte e positiva de motociclistas de todo o mundo. Este feedback importante deu ao fabricante com sede em Bolonha o impulso decisivo para transformar esse conceito numa motocicleta funcional, competente e eficaz.

O design da Desert X representa uma interpretação contemporânea das linhas das motocicletas Enduro dos anos 80, criadas pelo Ducati Stile Center de acordo com critérios de essencialidade e robustez.

DUCATI ADVENTURE SCRAMBLER

O perfil lateral da moto tem muito para se admirar e analisar. A silhueta do conceito tem o que são efetivamente as rodas, a distância ao solo e a suspensão de uma trail ou de uma adventure bike, mas com a massa de uma café racer, mais pesada. Essa fusão de tipos, no entanto, é provavelmente uma das últimas coisas que você percebe, visto que a superfície da moto é seu detalhe mais cativante. O formato ousado é acentuado pela pintura requintada da Ducati Adventure Scrambler, uma combinação de metal preto escovado e ouro rosa. É raro ver cor usada em veículos de duas rodas de aventura, mas, novamente, o conceito está muito longe de ser convencional neste ponto!

Outra característica de destaque é a aparência de aço frio que a moto transmite, provocado por quatro elementos iluminados que se apresentam na frente do veículo de duas rodas como seu farol. Os faróis reforçam o tema subjacente de linhas retas, que acabaria quebrado com o farol circular convencional (praticamente um ícone da Ducati). Enquanto algumas motos dispensam faróis únicos optando por uma configuração de lâmpada dupla, o conceito Adventure Scrambler substitui isso por quatro “olhos” que olham para você por um olhar que diz muito – começando com “saia do meu caminho”!

A Adventure Scrambler de Nazar Eisa faz um bom trabalho em sacudir esteticamente as coisas, perturbando a calmaria confortável em que a maioria das scramblers, café racers e motos trail se acomodaram. Desde sua linguagem formal até seus detalhes e até mesmo a pintura, ela cria uma moto que é melhor descrita como uma combinação de “não convencional” com “futurista”. Mesmo que as scramblers e as motos trail sejam feitas como máquinas de resistência, a Ducati Scrambler Concept também mostra que elas podem se tornar desejáveis o suficiente para serem usadas em estradas também… e tenho certeza que esse modelo “bad boy” iria virar um monte de cabeças. Infelizmente, a moto existe apenas como um conceito feito por um fã – por enquanto – (e não está formalmente associada à marca Ducati), embora o modelo que ela define possa facilmente gerar algumas personalizações, não? Algum designer de motos customizadas entusiasmado quer dar vida a isso? Fica o convite!

Leia também: