A Ducati está entrando em um grande momento focado em motos de aventura com a Desert X . Obviamente, já conhecemos a Multistrada Enduro há algum tempo, mas esta nova moto é focada na parte técnica, e não apenas em passeios ou viagens.

Esta é uma grande notícia. Simplificando a Desert X possui: motor v-twin de 950 cc e 110 cv, altura vão livre do solo de 250 mm, curso de suspensão de 230/220 mm da Kayaba, rodas raiadas de 21/18″, tanque de 21 litros – caramba, isso é coisa séria. Sim, a Ducati está invadindo o mercado de aventura de verdade e com estilo…

Desert X 2022 Ducati

Aqui está o briefing inicial da Ducati DESERT X:

A nova Desert X é uma moto com uma atitude off-road intensa, que efetivamente amplia os limites do que pode ser feito com uma Ducati. Dunas do deserto, caminhos estreitos fora de estrada, estradas de cascalho e curvas montanhosas: com as estradeiras Desert X, os sonhos não conhecem mais limites.

Equipada com roda dianteira de 21″ e traseira de 18 “, a nova Desert X foi projetada para enfrentar até mesmo o off-road mais exigente. O desenvolvimento especificamente focado no off-road combinado com a valiosa experiência em estradas da Ducati dá vida a uma moto responsiva e fácil de se acostumar, que fica à vontade em qualquer trilha ou asfalto.

O projeto Desert X nasceu em 2019 quando a Ducati apresentou o conceito homônimo ao público, gerando uma reação forte e positiva de motociclistas de todo o mundo. Este feedback importante deu ao fabricante com sede em Bolonha o impulso decisivo para transformar esse conceito numa motocicleta funcional, competente e eficaz.

O design da Desert X representa uma interpretação contemporânea das linhas das motocicletas Enduro dos anos 80, criadas pelo Ducati Stile Center de acordo com critérios de essencialidade e robustez.

O que há para saber …

Chassis

O layout do chassi da nova Ducati Desert X inclui uma nova estrutura de treliça de aço, que funciona em combinação com uma suspensão de longo curso com ajustes dedicados. Para garantir uma operação eficaz mesmo nas condições off-road mais exigentes. A otimização de todos os componentes resultou em uma moto eficiente e pesando 202 kg (peso seco). As opções técnicas feitas pela fábrica tornaram a Desert X uma moto fácil de pilotar e capaz de dar a dose certa de sensação e segurança em qualquer superfície. Além disso, a suspensão da nova Desert X oferece uma grande capacidade de absorção das imperfeições da estrada.

Na suspensão dianteira, a Desert X se destaca por seu padrão premium. É oferecida com um garfo Kayaba invertido de 46 mm de diâmetro com curso de 230 mm e monoshock Kayaba. Ambos os elementos são ajustáveis ​​em compressão, retorno e pré-carga. O monoshock Kayaba combina perfeitamente com o braço oscilante de alumínio e permite um curso de roda traseira de 220 mm. Além disso, a Desert X tem uma distância livre do solo generosa, de 250 mm, o que é particularmente adequado para aventuras off-road mais extremas.

É digno de nota que a Desert X apresenta tamanhos de pneus sem precedentes para uma Ducati: 21″ na frente e 18″ na traseira. Os pneus originais são Pirelli Scorpion Rally STR, 90 / 90-21 e 150/70 R18: a escolha perfeita para o uso misto da moto. A Desert X também será homologada para uso de pneus off-road.

Como todas as motos Ducati, o sistema de frenagem desta nova moto beneficia-se da função ABS Cornering. A frente apresenta pinças radiais monobloco Brembo M50 com quatro pistões de 30 mm de diâmetro, bomba axial com alavancas ajustáveis ​​e discos duplos de 320 mm com flanges de alumínio. Na traseira existe um único disco de 265 mm de diâmetro sobre o qual funciona uma pinça flutuante de pistão duplo, sempre da Brembo. A regulação da potência de travagem foi concebida para oferecer uma grande modulabilidade tanto na condução todo-o-terreno como em pisos escorregadios, sem falar no fato de conferir a dose certa de potência na utilização em estrada.

Desert X 2022 Ducati

Motor da Desert X

O admirado motor testastretta 11° Desmodromic com refrigeração líquida de 937 cc é o coração da nova Desert X. Caracterizado por uma excelente confiabilidade, esse motor oferece 110 cv a 9.250 rpm e torque máximo de 92 Nm a 6.500 rpm, na configuração Euro5.

O sólido desempenho da Ducati é combinado com uma entrega regular e sempre gerenciável de potência, proporcionando ao piloto uma moto capaz de enfrentar qualquer percurso com grande confiança. O motor pode contar com todas as melhorias já vistas na Monster e na Multistrada V2, incluindo a extremamente leve e compacta embreagem de 8 discos e a caixa de câmbio montada sobre rolamentos para reduzir o atrito e melhorar a precisão e suavidade durante as mudanças. Isso contribui também para uma redução do peso total do motor de 1,7 kg em relação à versão anterior.

Para oferecer o melhor desempenho em passeios off-road e em vários usos, o Testastretta 11 ° foi especificamente otimizado. Na verdade, a caixa de câmbio tem relações dedicadas diferentes em relação às da Multistrada V2. Na verdade, as relações foram reduzidas em geral em todas as marchas até a quinta, para garantir o melhor comportamento off-road. A primeira e a segunda marchas, em particular, são muito mais curtas, a fim de facilitar as fases de direção em baixa velocidade de certas passagens difíceis, típicas do uso off-road. A sexta marcha é adequadamente longa para facilitar o manuseio em rodovias enquanto mantém baixas rotações do motor. Isso significa um consumo de combustível baixo e um maior nível de conforto.

Destaque para os sistemas eletrônicos de última geração, que oferecem desempenho e segurança de primeira linha também em termos de facilidades para a pilotagem. Na verdade, a nova Desert X vem com 6 modos de pilotagem trabalhando em combinação com 4 modos de potência que modificam a potência e a capacidade de resposta do motor Testastretta.

Desert X 2022 Ducati

Ergonomia

 A ergonomia da nova Desert X foi desenvolvida ao longo de longas e exigentes sessões de teste off-road e no asfalto. A triangulação banco – pedaleiras – guidão oferece o seu melhor na condução em pé e oferece um bom nível de conforto em estrada. O resultado é uma moto com uma área de ajuste extremamente ajustada e superfícies perfeitamente unidas que garantem ao piloto o máximo controle e dirigibilidade. O banco tem 875 mm de altura. A combinação de uma curva interna da perna particularmente estreita e a flexibilidade inicial da suspensão garantem um bom contato com o solo. A altura do banco ainda pode ser reduzida por meio de um banco rebaixado (disponível como acessório) e pode ser ainda mais rebaixada graças a um kit “ad hoc”.

Os técnicos da Ducati também trabalharam arduamente para criar em um conjunto completo que torna a Desert X uma ferramenta agradável de ser usada em todas as estradas. A posição de pilotagem, por exemplo, traz ainda mais conforto para piloto e passageiro, graças à definição de forma e acolchoamento diferenciados para cada um dos dois assentos. A gestão do calor é estudada detalhadamente com aberturas e fluxos de ar fresco, enquanto a proteção aerodinâmica é assegurada pelo grande cuidado na definição da forma e tamanho do para-brisa original e do acessório ainda mais protetor.

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A autonomia para fazer viagens mais longas é garantida pelo tanque de combustível com mais de 21 litros de capacidade, e ainda oferece a oportunidade de montar um segundo tanque (disponível como acessório) na parte traseira, acrescentando mais 8 litros de combustível. A transferência de combustível do tanque traseiro para o frontal é habilitada quando o nível de combustível no tanque principal cai abaixo de um certo nível e pode ser ativada no painel.

A Desert X também tem uma excelente capacidade de carga, quase 120 litros de volume disponíveis incluindo bolsas e case superior de alumínio. A escolha específica de pneus sem câmara é funcional para viagens e para a segurança. Permite uma combinação de maior confiabilidade, maior segurança em caso de furo, facilidade de reparo.

O painel da Desert X, orientado verticalmente e posicionado para oferecer informações claras também em pilotagem de pé, apresenta um display colorido TFT de 5”, de alta resolução. A instrumentação vem preparada para integrar o Sistema Multimídia Ducati que permite ao piloto conectar o telefone, ativando assim novas funções como música e chamadas telefônicas, ou navegação Turn-by-Turn ** (opcional), que exibe direções diretamente no painel de controle.

Desert X 2022 Ducati

Eletrônicos

Uma menção especial, segundo a Ducati, são os sistemas eletrônicos de última geração, que oferecem desempenho e segurança de primeira linha também em termos de ajuda ao piloto. Na verdade, a nova Desert X vem com 6 modos de pilotagem trabalhando em combinação com 4 modos de potência – Full, High, Medium, Low – que modificam a potência e a capacidade de resposta do motor Testastretta. As principais novidades são as configurações específicas para o modo Enduro Riding e a introdução do novo modo Rally Riding, além de Sport, Touring, Urban e Wet.

Para ser preciso, o modo Enduro Riding, graças à potência reduzida e às configurações de controle especialmente projetadas, permite ao motociclista enfrentar as estradas de terra mais exigentes com maior segurança e torna mais fácil para usuários menos experientes pilotar no off-road. O Rally Riding Mode, por outro lado, com potência total do motor e controles eletrônicos reduzidos, foi projetado para pilotos mais experientes que desejam aproveitar ao máximo o desempenho off-road da Desert X.

Cada modo de condução, também graças à presença da IMU (Unidade de Medição Inercial) da Bosch, pode alterar o caráter da moto de acordo com a habilidade do piloto, agindo sobre os níveis de intervenção dos vários controles eletrônicos: Controle do Freio do Motor (EBC), Ducati Traction Control (DTC), Ducati Wheelie Control (DWC), Ducati Quick Shift (DQS) para cima e para baixo e ABS em curva.

As curvas ABS, em particular, podem ser definidas em 3 níveis para se adaptar a qualquer situação e habilidade do piloto. Nos modos de pilotagem dedicados ao off-road (Enduro e Rally), o ABS Cornering também pode ser totalmente desativado através do punho de comando com botão específico.

O piloto tem a oportunidade de escolher entre dois modos de informação padrão: Standard e Rally. A opção Standard fornece todas as informações da estrada: o tacômetro e o velocímetro são claramente visíveis, bem como a marcha engatada, o nível de combustível e outras informações úteis de viagem. A função Trip Master faz parte do Rally Info Mode. Simula o funcionamento do trip master utilizado nas motocicletas de rally e permite ajustar manualmente a indicação do hodômetro, utilizando os botões do interruptor esquerdo.