20 °C São Paulo, BR
21 de outubro de 2020

Yamaha XT 500 H2O – um novo conceito de moto movida a água!

Yamaha XT500 H2O – um novo conceito de moto movida a água!

Enquanto pensávamos que a Yamaha Tenere 700 estava “causando” utilizando apenas água para resfriar seu motor de combustão tradicional, imagens incríveis de um protótipo digital do artista e designer industrial Maxime Lefebvre apresentam a Yamaha XT 500 H2O, uma moto MOVIDA A ÁGUA.

Yamaha XT500 H2O – um novo conceito de moto movida a água!

Embora não se pareça em nada com a XT500 tradicional (ou qualquer coisa parecida com uma dual-sport), a ideia de um motor movido a água é fascinante. Já que o aumento da quantidade de notícias sobre motocicletas elétricas nos últimos anos tem ofuscado as discussões sobre outros sistemas alternativos de motores, como esse da Yamaha XT 500 H2O.

Yamaha XT500 H2O – um novo conceito de moto movida a água!

Veja abaixo a evolução das ilustrações até chegar no intencional “espírito off-road” da máquina, embora quase nada disso tenha chegado à versão modelada em 3D.

Yamaha XT500 H2O – um novo conceito de moto movida a água!

Obviamente que há vários problemas funcionais neste protótipo digital, bem como a completa falta de detalhes sobre como esse motor revolucionário funcionaria, o que torna tudo um sonho muito distante. Porém, queremos frisar que gostamos muito dessa arte aqui no TÔ NA ESTRADA e, ao mesmo tempo, nos faz pensar: seriam outras formas de energia, além da elétrica, práticas para o uso em pequenos veículos? Além disso, as motos dual-sport estão se tornando um modelo a ser copiado para novos modelos de motos?

Yamaha XT500 H2O – um novo conceito de moto movida a água!

O motor descrito aqui é diferente de tudo que vimos antes, e bem oposto ao da Burgman, da Suzuki, que é movida a célula de hidrogênio que reage com oxigênio, produzindo eletricidade e água.

O texto da arte descreve: “O modelo conceito está equipado com um motor hidráulico. Basicamente, esse motor só precisa de água, mais precisamente de uma bomba d’água. Quase sem perdas, esse motor se encaixa perfeitamente com a filosofia da XT: vá longe, para todos os lugares, e com simplicidade.” Porém, duas das afirmações contidas no texto não ficaram “muito claras” e beiram o “impossível”. Mesmo que este seja um sistema de propulsão a jato de água de alta pressão, de onde viria a energia? Além disso, quais são as chances de ser mais silencioso do que um motor elétrico?

Também interessante é o conceito da Honda Maxime, que parece ser 100% inspirada na série animada Rideback de Tetsuro Kasahara. Se você gosta de mangás e motocicletas, Rideback é imperdível.

Não recomendamos a ninguém perder noites de sono à espera da novidade, mas é legal sonhar! E como a parceria entre a Yamaha e Lefebvre parece ser oficial, somos levados a crer que a nova Yamaha XT 500 H2O estaria apta a se tornar realidade.

Os rumores de que ela iria para produção em 2025 nos parecem improváveis, mas “milagres” acontecem. Por enquanto, estamos felizes em esperar a chegada da Yamaha Tenere 700, que é muito esperada por todos no país e parece ter um futuro promissor, usando água apenas para resfriar seu motor de combustão tradicional.

Artigos Interessantes

Suzuki V-Strom 250 apresentada hoje na China

Foi apresentada hoje, na China, a nova Suzuki V-Strom 250, a primeira da “família” no segmento das trail de média cilindrada. Ela chegou de surpresa e foi apresentada oficialmente de uma forma inesperada no Salão de Moto China, um país onde a marca japonesa já antecipou outros modelos, mas nenhum tão importante como esta nova […]

Vídeos: personalização completa de uma Honda 250cc

Para quem curte personalização de motocicletas e queria ver o processo de ponta a ponta, o canal do Youtube BMCO fez três vídeos com todo a personalização de uma Honda CB 250. Ela é muito parecida – esteticamente – com a nossa CG, apesar de possuir um motor bicilíndrico. Quem quiser saber mais sobre a CB […]