A icônica Suzuki DR-Z400 tem sido uma escolha popular para entusiastas das dual-sport, praticantes de esportes off-road e viajantes de todo o mundo desde sua criação em 2000. A DR-Z400 está disponível mundialmente em várias versões, mas sempre utilizando um monocilíndrico de 398cc, que produz respeitáveis 39hp, suspensão ajustável de longo curso, arrefecimento líquido, rodas off-road adequadas e muita confiabilidade. A motoca é construída no Japão, e é fácil entender por que ela se tornou uma boa escolha para pilotos com um orçamento baixo (LÁ FORA, ok?), pilotos de trilha ou até mesmo o ocasional piloto de fim de semana.

Apesar de sua idade, a DR-Z é uma plataforma promissora para algumas atualizações menores, o que tornaria uma opção viável para competir com as duas-sport europeias com preço acessível (novamente: LÁ FORA, ok? O preço dela no Brasil, infelizmente possui outra realidade). Uma nova DR-Z também poderia ser um importante ponto de virada na linha de produtos da Suzuki, permitindo que eles se unissem aos principais competidores e aproveitassem o crescente mercado das dual-sport /Adv bikes.  Com tanto interesse em motos dual-sport de aventura de tamanho médio, a ADVMoto foi criativa e imaginou a aparência de uma Suzuki DR-Z 450 Rally atualizada. Também não queremos esquecer as atualizações necessárias para ser uma moto acessível para todos os interessados ​​em motos legais, versáteis e práticas.

É um assunto de família

A Suzuki V-Strom 650 e a V-Strom 1000 são algumas das motos de aventura mais vendidas do mundo, e a 650cc supera a 1000cc na base de duas para uma. A Suzuki atualiza constantemente esses modelos para mantê-los relevantes com as tendências atuais do mercado e, a cada revisão, as V-Stroms chegam mais perto do topo da lista de popularidade por três razões principais – acessibilidade, praticidade e confiabilidade.

A Honda também é a única fabricante japonesa que atualmente produz uma dual-sport monocilíndrico de 450cc de rua. Porém, desde seu anúncio em 2018, reclamações sobre o preço “premium” (mesmo lá fora) e intervalos de revisão muito curtos são fáceis de encontrar na Internet. Só que ela está muito mais para moto de competição do que para moto de rua, com equipamentos de rua quase insuficientes para conseguir autorização para rodar por aí legalmente. Caso a Yamaha e a Kawasaki sigam o exemplo, suas opções seriam modificar suas enduros de 450cc para a legalidade das ruas, colocando-as no mesmo barco da Honda e sujeitas às mesmas críticas.

Faça um desejo

A categoria dual-sport e ADV é a que mais cresce no mercado e uma réplica de rally DR-Z 450 é exatamente o que a Suzuki precisa em seu line-up. Com um tanque de combustível de 23 litros, uma torre de rali e uma bolha alta com suporte para GPS, a Suzuki DR-Z 450 R poderia se tornar instantaneamente a motocicleta mais procurada da comunidade dual-sport especialmente se a Suzuki puder manter o preço acessível. A Suzuki pode ser o primeiro grande fabricante a oferecer uma réplica prática de rally de 450cc baseada em uma plataforma testada e comprovada.

2020 seria o melhor momento para anunciar o 20º aniversário do modelo, juntamente com uma DR-Z atualizada. Embora seja improvável que isso aconteça, continuaremos mantendo nossos dedos cruzados e sonhando. Suzuki, se você está ouvindo, construa essas motos; ficaremos com pelo menos duas. Em seguida, dê ao DR650 um tratamento semelhante.

A Suzuki tem uma oportunidade única de evoluir uma moto antiga, para o que poderia muito bem ser uma dual-sport de sucesso. Enquanto continuamos a tentar fazer nossas demandas serem ouvidas pela Suzuki, temos fé que elas serão atendidas. Quem sabe em breve possamos finalmente colocar o nosso dinheiro em uma 450 versátil e divertida para ser pilotada até o pôr do sol…

Fonte: https://adventuremotorcycle.com
Tradução livre: Equipe TNE