O problema do rompimento da conexão garfo nas BMW R 1200 GS vinha sendo objeto de preocupação dos donos de BMW lá fora e até por aqui, uma vez que o problema poderia ocorrer em decorrência de qualquer pancada mais forte na suspensão dianteira (leia sobre o problema AQUI). Pois bem, a fábrica resolveu assumir de vez o problema no mundo todo, começando com uma declaração feita em sua página no Facebook.

Leia a declaração na íntegra, abaixo.

“Como parte de uma campanha de serviços, a BMW Motorrad está verificando os tubos da forquilha fixos dos garfos dianteiros em motocicletas dos modelos R 1200 GS e R 1200 GS Adventure para o período de produção de novembro de 2013 a junho de 2017.

A BMW Motorrad apurou, durante suas observações de campo em curso, que o tubo de garfo fixo dos modelos especificados pode sofrer danos preliminares devido a incidentes incomuns com alto estresse momentâneo sem que o usuário perceba o dano ocorrido, através de uma eventual mudança na forma de condução. Esse alto estresse pode ser causado, por exemplo,  ao passar sobre um obstáculo, durante uma queda ou ao passar através de buracos profundos. O dano preliminar à roda da frente também não é incomum nesses casos, mas não precisa estar necessariamente presente.

O possível dano ao tubo de garfo fixo se manifesta através de um espaço existente entre o tubo e os tampões de vedação superiores. Para o controle, o tampão de borracha montado nesta posição deve estar pressionado para baixo.

A BMW Motorrad decidiu então verificar os veículos acima mencionados e repará-los, se necessário. Os proprietários das motocicletas afetadas serão informados pela BMW Motorrad. A campanha de serviço é gratuita para os clientes.

Cumprimentos,

BMW Motorrad Team “

Se quiser ler o post original no Facebook, clique aqui!

Tradução livre: Equipe TNE