16 °C São Paulo, BR
16 de setembro de 2021

Qual a melhor motocicleta de todas?

Eu ando meio intolerante sempre que ouço a pergunta acima, ou pior, quando leio debates extensos nas mídias sociais sobre o assunto, com pessoas debatendo acaloradamente, fazendo defesas quase jurídicas de determinadas marcas. Não sei se estou ficando velho, mais chato ou apenas tenho evitado perder tempo com frivolidades inúteis. É público e notório (ou deveria ser) que essa história de A MELHOR moto não existe, nem nunca vai existir. Nenhuma, repito, nenhuma moto é A MELHOR para todo mundo.

O uso que eu faço da minha moto, não é o mesmo que outros motociclistas fazem das suas. Minha capacidade financeira para repor peças danificadas também é diferente da de outros motociclistas. Os trajetos e roteiros que me atraem podem não ser os mesmos que os atraem… e por aí vai.

motocicletas-1

Dizer que uma moto “X” é a melhor em tudo, não é verdade. A não ser que seja a única moto naquele segmento. Todas as motocicletas (como tudo na vida) tem suas qualidades e seus “defeitos”.

Vou dar um exemplo: uma BMW 1200 GS é um ícone no motociclismo de aventura, uma moto sensacional mas, para mim, tem muito mais “defeitos” do que qualidades, vejamos: seu preço está fora de meu alcance atual, as peças de reposição regular tem um custo proibitivo para mim, não possui uma rede de concessionárias suficientes para atender o Brasil inteiro, é pesada, seus accessórios originais custam quase o preço da moto, não é qualquer oficina que mexe na motocicletas, etc.

Dito isto: vocês pensam que a BMW 1200 GS HOJE seria a melhor moto para mim? Acho que não…E posso dar vários exemplos seguindo o mesmo raciocínio para dezenas de outras motocicletas consagradas como F800 GS, KTM ADV, Triumph Tiger, Kawasaki Versys, Suzuki V-Strom, Honda Transalp, etc.etc.etc…

Porém, nós motociclistas/seres humanos temos a tendência de querer impor nossas opções aos demais provando “cientificamente” a superioridade de nossas escolhas. E isso acontece com times de futebol, religiões, política, carro e por que não… motocicletas? E eu até nem vejo problema em tentar provar que uma determinada motocicleta é boa. O problema reside no fato de que, quase sempre, quem quer fazer isso usa argumentos depreciativos com relação aos outros modelos concorrentes. Provavelmente num raciocínio distorcido de que se a moto concorrente tem tanto defeito, a dele é a melhor, afinal isso é logico não é? Não não é. É fútil.

motocicletas-2

A verdade é uma só: a melhor moto de todas é aquela que atende plenamente as suas necessidades e anseios. E isso passa pelo tipo de pilotagem que você gosta, o uso que você faz da motocicleta, os custos que ela gera e uma dezena de outros quesitos pessoais. Por isso, a melhor moto de todas, pelo menos para mim, vai ser a que eu possuir no momento. Sempre. Aquela que me traz alegria nas estradas e que me leva pra conhecer o mundo sem reclamar.  Ou alguém discorda?

Artigos Interessantes

O documentário “A twist of the wrist 2”

O documentário “A twist of the wrist 2”, também conhecido como “A bíblia das curvas”, foi filmado por Keith Code (ex-piloto de motovelocidade e um dos mais renomados instrutores de pilotagem do mundo) em 2009  e possui quase 2 horas de dicas para uma pilotagem mais segura e um melhor entendimento do processo de pilotagem. […]

Aventura com a KTM 1190R ADV

Assistam abaixo uma série de vídeos com vários rolês off road muito bacana. Eles foram filmados pela galera australiana do Motology em lugares como as  Snowy Mountains (Montanhas Nevadas), os bastidores do “2016 KTM Australia Adventure Rallye” e pela região oeste da Austrália e seus vinhedos maravilhosos. Quem gostar dos vídeos pode se inscrever no canal […]