A MV Agusta está se preparando para entrar no segmento de motos de aventura. Essas duas máquinas acima foram apresentadas no Salão EICMA, em Milão. Elas AINDA não estão em linha de produção – mas parecem muito próximas disso!
Ao que parece a MV Agusta escreveu uma “declaração de intenções” com o projeto Mv Agusta Lucky Explorer. Mais do que isso, começaram a trilhar o caminho para a criação de duas novas motos de aventura. Elas ainda não estão prontas para entrar em produção, mas como muitos fabricantes antes deles (Honda com a nova África Twin, Yamaha e sua mais recente Ténéré, etc.) decidiram que uma campanha de mídia é o melhor começo de vida para um novo modelo.
Então, por enquanto, estamos falando de “projetos”, embora a MV Agusta os chame de “mais do que um projeto” – talvez isso signifique “protótipos” (será?). Bom, vamos deixar as motos falarem por si mesmas, a seguir.
Novembro de 2021. A MV Agusta lança o “Lucky Explorer Project” (Projeto Lucky Explorer), uma iniciativa multifacetada com o objetivo de reunir os apaixonados por motos de rali e corridas off-road em torno do legado inesquecível da Cagiva e suas participações épicas e vitórias nos grandes ralis africanos.
“Esse mesmo espírito de aventura e liberdade é a base deste ambicioso projeto de comunicação que será inicialmente desenvolvido por meio de atividades de comunicação digital seguidas por outras no mundo real para finalmente apoiar o lançamento de duas novas motos de aventura. O projeto Mv Agusta Lucky Explorer não é apenas um projeto de marketing frio, mas acima de tudo, inteligente e memorável. Representa o caráter definitivo da empresa e expressa seus sentimentos no negócio de motocicletas, renovando profundamente a paixão, as emoções, os valores, o estilo, e as atitudes de homens e motos que fizeram a história das corridas no deserto. É mais do que um projeto. ”
Os leitores mais antigos e com sua memória ainda funcionando devem se lembrar da Cagiva Elephant e seus pilotos do final dos anos 1980 e início dos 1990, com logotipos do patrocinador e fabricante de cigarros Lucky Strike – ligeiramente remodelado como Lucky Explorers para se manter de acordo com a estratégia de marketing. Esses dois modelos estão claramente relacionados à esta visão nostálgica, ao mesmo tempo em que são ultramodernos.
O modelo 5.5 vem com um motor bicilíndrico paralelo de uma empresa chamada QJ – é quase certo que é a Quianjiang, a gigante chinesa que também possui a marca Benelli. Parece que a QJ emprestou à MV Agusta o motor usado na Benelli TRK, mesmo sendo um 550, não 500, como na Benelli TRK 502. O 9.5, por sua vez, é alimentado pelo motor de três cilindros e 950 cc, desenvolvido a partir do motor de 800 cc em linha, já existente na MV.
Esperamos ver muitos teasers curtos nos próximos meses, enquanto especulamos se esses dois modelos se tornarão, de fato, modelos comerciais em 2023. Se você quiser ver mais, pode fazer o check-in no site deles, como a MV Agusta sugere:
“O projeto será desenvolvido no site www.luckyexplorerproject.com e por meio do canal do Instagram @luckyexplorer.official (já online). Pilotos, celebridades, clipes, visitas históricas à fábrica, publicidade vintage, vídeos, memorabilia, novos conteúdos e eventos irão reunir uma verdadeira comunidade de entusiastas. E os embaixadores do Lucky Explorer aparecerão, com acesso a conteúdo especial e visualizações exclusivas. ”
Enquanto isso, aqui estão mais informações sobre os modelos (desculpe, “projetos”…rs) que fazem parte do Projeto Mv Agusta Lucky Explorer, pelas palavras deles.
MODELO 5.5
A versão 5.5, desenvolvida em estreita colaboração com nosso parceiro QJ, é uma nova moto de aventura inspirada na herança da Elephant. Apesar de ser uma moto de médio porte, tem o aspecto de uma motocicleta de maior cilindrada, voltada para viagens, capaz de seduzir os pilotos europeus em busca de uma motocicleta robusta e imparável.
Essa estreita colaboração com a QJ trouxe à vida um modelo verdadeiramente avançado se comparado ao modelo inicial: eletrônica, mecânica e chassis, de fato, foram cuidadosamente desenvolvidos com base em especificações detalhadas. A eletrônica, por exemplo, foi otimizada para oferecer a combinação perfeita entre desempenho e segurança. O motor de dois cilindros paralelos, com refrigeração líquida e distribuição de eixo de comando duplo no cabeçote também passou por um refinamento específico, com o objetivo de melhorar ainda mais a eficiência. O aumento do deslocamento para 550 cc (70,5 mm de diâmetro e 71 mm de curso), tem como objetivo enriquecer ainda mais a curva de torque e suavizar a entrega em todas as rotações. Isso é o que merece uma motocicleta com um espectro tão amplo de uso.
O design distinto da versão 5.5 pode ser visto tanto nas superestruturas quanto em outras características estéticas cruciais, como os grupos óticos personalizados. A inspiração de seu estilo é partilhada com o modelo 9.5 e inspirada nas lendárias corridas do deserto, para não falar de outras características, o que permite a este recém-nascido reivindicar com orgulho a sua identidade técnica, conceptual e estética.
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MODELO 9.5
A 9.5 realmente representa uma porta de entrada para o futuro, na forma de uma moto de aventura premium e fielmente baseada no novo motor MV Agusta 950, movido por tecnologia líder na classe e próximo ao espírito de corrida da Cagiva Elephant original.
Os dois novos modelos compartilham vários elementos estilísticos: a área frontal e o resistente protetor de mão, por exemplo, são ambos pintados de preto. Uma tampa lateral protege o radiador. Além disso, uma tampa protege o sistema de freio dianteiro, com uma grande aba para garantir aos discos a dosagem certa de fluxo de ar; o protetor de cárter destaca o uso principal da moto: especialmente focada no off-road. Mesmo o uso extenso de materiais de alta tecnologia, seus acabamentos são inspirados na natureza: o elemento de fibra de carbono forjado, um elo entre a área do radiador e a placa protetora, refletem essa visão.
A instrumentação é desenvolvida para padrões automotivos: isso se traduz em gráficos fáceis de entender, conjunto completo de informações úteis, bem como conectividade. Pode contar com painel full TFT de 7 ”, com conexão Bluetooth para smartphones e wi-fi. Os comandos elétricos foram concebidos exclusivamente para este modelo: inspirados em critérios de funcionalidade e ergonomia, e permitem ao utilizador navegar facilmente entre as inúmeras configurações disponíveis. Além disso, um prático sistema de fixação do baú, localizado na área da rabeta, vem com sistema retrátil: uma solução inteligente que não compromete o design da moto.
O conjunto óptico foi submetido a um extenso estudo, com o objetivo de oferecer um resultado visual impressionante e também excelente emissão de luz. Em particular, o modelo 5.5 tem faróis em forma de um semicírculo, que é claramente inspirado na clássica Elefant 900. A montagem ótica do 9.5 é mais complexa e ainda mais original, graças a dois elementos concêntricos que adicionam um visual agressivo ao conjunto frontal.
O chassi do 9.5 é feito de aço, com uma estrutura fechada de berço duplo. Projetado para oferecer o melhor equilíbrio entre o conforto necessário para o uso em estradas (turismo) e a rigidez para atingir um desempenho off-road bem interessante. Ele é composto por elementos forjados e extrudados, com base nas cargas exigidas em diferentes áreas. Apesar dos excelentes valores de resistência à torção e rigidez longitudinal, ele possui um peso muito baixo. O braço oscilante robusto utiliza liga de alumínio leve para atingir a mais alta relação resistência/peso. O alumínio também é usado para as placas do garfo, enquanto o chassi auxiliar traseiro é feito de aço.
O motor do 9.5 foi desenvolvido especificamente para este modelo e cria um equilíbrio perfeito entre versatilidade, potência e peso. Assinado pela MV Agusta e inspirado no conhecido e admirado 800 três cilindros em linha, é novo na maioria de seus componentes. As medições de diâmetro e curso foram aumentadas para atingir o deslocamento efetivo de 930,63 cc, fornecendo os valores mais altos possíveis de potência e torque. Tudo isso sem alterar as dimensões gerais do motor 800 atualmente em produção.
A nova motocicleta 9.5 também se destaca por seu motor de três cilindros em linha e quatro tempos com refrigeração líquida e uma taxa de compressão de 12,5: 1; o virabrequim é contra giratório, para melhorar a dinâmica de direção e reduzir a inércia. A caixa de câmbio removível também é oferecida em uma configuração eletro-atuada sem precedentes, especialmente projetada para este modelo. Os valores máximos de potência e torque são, respectivamente, 123 cv a 10.000 rpm e 102 Nm a 7.000 rpm. A potência específica em hp / l é de 132,25, enquanto a massa completa do motor é de apenas 57 kg.
Características principais do motor da 9.5:
- – Nova cabeça de cilindro
- – Novas válvulas de admissão e escape de aço
- – Nova junta da base do cilindro da cabeça
- – Novo virabrequim de aço, contra rotação, manivelas de 120 °, ignição 1-2-3
- – Novos rolamentos da biela principal e trimetálica
- – Novos pistões de liga de alumínio forjado, três segmentos
A transmissão pode contar com uma nova engrenagem motriz primária com dentes retos, com tomada de força do contra eixo; as engrenagens do controle da bomba também são novas. A base foi totalmente redesenhada: possui passagens de óleo integradas enquanto a passagem de água da base superior para a inferior se dá por meio de um tubo externo de alumínio. Além disso, as tampas da embreagem, gerador, motor de arranque, seletor e caixa de câmbio foram reprojetadas.
A embreagem úmida do modelo 9.5 vem em duas versões: a variante Rekluse automática e a padrão, com controle hidráulico no lado esquerdo. Por último, a caixa de engrenagens eletro-atuada, oferecida como opção, representa uma joia rara.
Em resumo, este é o projeto Mv Agusta Lucky Explorer, que esperamos ver em breve nas lojas da marca.