Beeline Moto: muitas vezes a navegação durante a pilotagem de uma moto pode ser complicada, e há muitas maneiras de chegar onde você quer: um GPS, um mapa impresso, instruções escritas coladas no tanque ou guardadas no bolso da jaqueta sempre são de grande valia, mas você pode se colocar em apuros se errar o caminho apenas uma vez.
Os mapas podem ser muito úteis na hora de elaborar seu roteiro, mas encostar na beira da estrada para ler detalhes, com vento e depois voltar a dobrar é, por si só, uma grande aventura e já é algo ultrapassado e trabalhoso demais. Os smartphones e as unidades de GPS oferecem instruções passo a passo e um mapa em movimento, mas podem ser caros, podem não lidar bem com os elementos (chuva, sol, poeira) e podem ser alvo de ladrões se você deixar um deles montado o tempo todo na moto.
O Beeline Moto é uma nova visão da navegação por GPS – uma bússola robusta que aponta para onde você precisa estar e sem gastar muito.
Fisicamente, o Beeline Moto é bastante diminuto e pode ser facilmente montado em praticamente qualquer guidão. Foi dispensada atenção especial aos detalhes durante a montagem: todas as juntas são bem assentadas, as tolerâncias de montagem são ajustadas e com segurança, e os botões são grandes e sensíveis ao toque suficiente para ter uma sensação tátil através das luvas. Sua classificação IP67 qualifica o Beeline Moto como impermeável e à prova de poeira, e a tela LCD retro iluminada é perfeitamente legível em todas as condições climáticas e de luz.
Na embalagem padrão estão um suporte de fita elástica, um suporte adesivo e um cabo de carga USB. A Beeline tem outras montagens disponíveis, incluindo uma opção de “bola” compatível com a base da marca RAM Mount. A duração da bateria do dispositivo é estimada entre 10 e 30 horas em uso e 4 a 6 meses em modo de espera. Ambos os números parecem precisos, segundo relatos, no entanto, não é possível usar o dispositivo durante o carregamento.
Em termos de tecnologia, é melhor considerar o Beeline Moto como uma tela secundária para o seu smartphone, em vez de um dispositivo de navegação independente. A Beeline usa o GPS e as torres de celular do seu telefone para localização e dados. Assim, um aplicativo é usado para informar ao Beeline onde você quer ir e como deseja chegar lá. O aplicativo é relativamente simples, mas permite rotas personalizadas com pontos de passagem, importação de arquivos GPX e rastreamento de rotas. A tela do Beeline é dominada por uma seta grande para fornecer dicas passo a passo no Modo de rota ou apontar na direção do seu destino no Modo Beeline. Nos dois modos, a tela é relativamente intuitiva.
O Modo Beeline funciona muito bem e é a minha configuração preferida. Enquanto estiver no modo Beeline, você pode virar para qualquer estrada que desejar, sempre que quiser e voltar na direção geral para onde está indo, conforme achar indicado pela seta na tela. A distância exibida é como a abelha voa, mas ainda pode fornecer uma aproximação da distância ao seu destino. Esse modo é ótimo para explorar áreas desconhecidas, mas nunca se perder demais.
Infelizmente, o Modo de Rota não tem se mostrado tão confiável. Nesse modo, o gadget exibe algumas informações adicionais: uma barra na parte superior para o progresso ao longo da rota, um ponto indicando a direção da sua próxima curva e a distância até a próxima curva ou waypoint. Um ícone adicional aparece no meio para guiá-lo através de rotatórias, bifurcações ou saídas, mas ainda pode falhar em cruzamentos particularmente difíceis ou trocas de rodovias.
A seta grande gira na direção que você precisa virar, mas não até o momento exato em que você precisa fazer a curva. E perdi mais de uma vez as curvas porque estava prestando mais atenção na estrada do que na distância de virar. Para ser justo, o indicador de mudança de direção está perfeitamente alinhado para as velocidades de uma bicicleta, mas não é adaptável às velocidades mais altas da motocicleta. Um aviso de áudio pode resolver completamente esse problema, já que o uso de comunicadores de capacete Bluetooth e fones de ouvido é muito comum nos dias atuais.
Por fim, se você perder acesso a dados ou a recepção do GPS por um longo período de tempo (porque você está em locais distantes ou seu telefone está armazenado em segurança na jaqueta – e fora do alcance das torres de celular), o aplicativo da Beeline redireciona para estradas aparentemente aleatórias ou em círculos.
Eu já enfrentei todos esses problemas várias vezes e, desde então, voltei a usar meu telefone em um suporte da RAM quando tenho um lugar para estar com horário marcado.
No geral, o Beeline Moto é bem construído, possui alguns recursos novos e um ótimo conceito, mas passa uma sensação de “adoção precoce” (early-adopter) e falta confiabilidade.
As atualizações do aplicativo podem trazer os avisos de áudio ou armazenamento de mapas off-line para atenuar os principais problemas com o Modo de Rota. No entanto, seria sensato considerar a Beeline uma interação futura com um GPS incorporado, dando a ele autonomia de outros dispositivos.
No meu uso até agora, o Beeline funciona pelo menos 60% do tempo e se melhor do que adivinhar é bom o suficiente para você, vá em frente.
O preço sugerido (no exterior) é US$ 179 (plástico) e US$ 249 (metal)
PROS:
- O modo Beeline é divertido para explorar
- Design compacto, formato simples
- Mais barato que um smartphone ou unidade GPS dedicada
CONTRAS:
- Smartphone ainda necessário
- Sugestões de curva lenta e roteamento não confiável em áreas de sinal ruins
- Somente visual – sem dicas de áudio