Uma moto acidentada é normalmente um cenário desanimador, mas de vez em quando uma Fênix ressurge das cinzas, como é o caso dessa Yamaha Ténéré 700 ressuscitada e reimaginada pela oficina de customização Gas & Oil em Praga, República Tcheca.
O visual te lembra alguma coisa? Aqueles que estão familiarizados com a história do Paris-Dakar podem reconhecê-lo como um reflexo da XT500 da Yamaha dos anos 70, um modelo no qual o francês Cyril Neveu venceu a primeira edição do famoso rally em 1979 e repetiu a vitória em 1980.
Na verdade, o fundador da Gas & Oil, Matej Sysel, tem um carinho especial por motos de enduro da década de 70, então criar uma customização com visual clássico a partir da Ténéré 700 acidentada fazia todo sentido. Em uma entrevista para o Bike Exif, Matej disse que o objetivo era construir uma moto com visual totalmente clássico, mas com componentes modernos e os “benefícios agradáveis” das máquinas mais sofisticadas de hoje. Ele também acrescentou que não queria alcançar esse visual nostálgico através da adaptação de peças clássicas, que são fáceis de aplicar, mas raramente funcionais.
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E a história dessa moto realmente começou na estrada, onde a Ténéré moderna estava fazendo uma das principais coisas para as quais foi projetada: viajar. O proprietário original da moto estava viajando da República Tcheca para a Nova Zelândia em sua moto modelo 2020 quando um infeliz encontro com um carro no Irã interrompeu a viagem da Ténéré. Felizmente, o piloto estava bem, mais tarde comprou uma nova T7 e concluiu sua jornada, enquanto a moto acidentada foi levada de volta para Praga em pedaços e acabou na Gas & Oil.
De acordo com a oficina, toda a frente da Yamaha foi destruída no acidente, então antes que a customização pudesse começar, os danos na roda original da moto, garfo, sistema de refrigeração, parte do sistema elétrico e câmbio precisavam ser corrigidos. A boa notícia foi que o chassi estava reto e o motor e o trem de força não foram afetados.
A primeira tarefa do departamento de fabricação da Gas & Oil foi a improvável adaptação de um garfo WP de uma KTM, acoplado a um conjunto de mesas triplas de uma 690 Duke, uma modificação que aumentou a suspensão em 20 mm. Entre as bengalas do novo garfo está uma roda aro 21 polegadas da marca D.I.D., que gira em um cubo personalizado projetado para se encaixar no garfo WP. A pinça de freio dianteira também teve que ser modificada internamente para funcionar com essa montagem pouco convencional. Na traseira, uma roda aro 18 polegadas da Excel é acompanhada por um amortecedor traseiro TFX.
Ao longo do lado direito da moto de aventura renovada, serpenteia um escapamento de aço inoxidável personalizado, que se conecta ao coletor original e termina em um escapamento com acabamento da empresa Sharon Exhausts, baseada na República Tcheca. O que realmente rouba a cena, no entanto, é a tampa do tanque de alumínio, construída à mão em um formato retangular, uma homenagem direta ao tanque de grande autonomia adaptado na moto vencedora de Dakar de Cyril Neveu. As laterais – prontas para receber placas de número -também são moldadas em alumínio personalizado, enquanto os para-lamas brancos são da Acerbis e as proteções de garfo são peças da UFO.
Depois do tanque, a característica mais marcante é a carenagem do farol de plástico moldado, projetado e impresso em 3D com um design quadrado inconfundível dos anos 70. Uma estrutura personalizada feita a partir de placas cortadas a laser une a carenagem, suas chamativas luzes LSK e eletrônicos que incluem interruptores e tomadas USB. Atrás da carenagem há outro painel impresso em 3D que enquadra o painel de instrumentos original, enquanto um guidão com protetor de mão da Renthal conecta o piloto à moto.
É claro que um banco em formato de banco retrô também era necessário, então a Gas & Oil costurou uma peça em duas cores usando couro sintético impermeável. O assento é coroado por uma das únicas peças vintage verdadeiras, um pequeno bagageiro que foi modificado juntamente com o suporte de assento personalizado para se encaixar no chassi da T7. Suportes para os pequenos indicadores de direção em LED da Motogadget e suporte de placa foram fabricados nas instalações em Praga.
Também há algumas peças personalizadas na frente, incluindo a capa de radiador preta cortada a laser, que adiciona dimensão sutil à vista frontal. Abaixo, um grande protetor de cárter envolve a parte inferior do motor CP-2 de dois cilindros paralelos refrigerado a líquido de 689 cc. Melhorias de desempenho na Yamaha renovada incluem uma embreagem hidráulica da Magura, caixa de ar da Muller Motosport e uma bateria de íon-lítio da Shido. Um protetor de corrente e pedaleiras reforçadas da Kedo completam o pacote.
O produto final tem um visual retrô e moderno mas elegante ao mesmo tempo – como evidenciado no vídeo curto acima -, que mostra o astro do motocross checo Ervín Krajčovič pilotando a criação da Gas & Oil em uma trilha off-road bastante desafiadora. No mesmo vídeo, vemos as proezas de Cyril Neveu pilotando a XT500 inspiradora pelo deserto africano.
De moto acidentada à beleza retrô, essa última criação da Gas & Oil certamente parece ser boa e fica ainda melhor em ação.
Fotos por Jakub Frey