A KTM 390 Adventure 2023 chegou trazendo rodas raiadas como novidade para o modelo de entrada da linha de motos de aventura da marca austríaca.

A maior mudança para 2023 na KTM 390 Adventure foi a chegada das rodas raiadas. Os raios estão inseridos em aros de alumínio anodizado preto, com diâmetros de 19 polegadas na frente e 17 polegadas atrás, respectivamente.

Quanto ao motor de 373cc com um único cilindro, as especificações permanecem inalteradas em comparação com as versões anteriores, com uma configuração DOHC, injeção eletrônica de combustível (EFI), 44 cavalos de potência e 37Nm de torque. Além disso, conta com dois conversores catalíticos para atender aos padrões Euro5.

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Outras características da moto incluem acelerador ride-by-wire, controle de tração, ABS nas curvas, um modo de condução “Offroad” que permite mais deslizamento da roda traseira e reduz a intervenção do ABS, e um display TFT de cinco polegadas.

Sendo uma KTM, não é surpresa ver a manutenção de um quadro de treliça de aço para a 390 Adventure 2023, ou que a WP forneça a suspensão – da linha Apex, para ser específico, com ajuste de retorno, compressão e pré-carga.

De acordo com a oficina, toda a frente da Yamaha foi destruída no acidente, então antes que a customização pudesse começar, os danos na roda original da moto, garfo, sistema de refrigeração, parte do sistema elétrico e câmbio precisavam ser corrigidos. A boa notícia foi que o chassi estava reto e o motor e o trem de força não foram afetados.

A primeira tarefa do departamento de fabricação da Gas & Oil foi a improvável adaptação de um garfo WP de uma KTM, acoplado a um conjunto de mesas triplas de uma 690 Duke, uma modificação que aumentou a suspensão em 20 mm. Entre as bengalas do novo garfo está uma roda aro 21 polegadas da marca D.I.D., que gira em um cubo personalizado projetado para se encaixar no garfo WP. A pinça de freio dianteira também teve que ser modificada internamente para funcionar com essa montagem pouco convencional. Na traseira, uma roda aro 18 polegadas da Excel é acompanhada por um amortecedor traseiro TFX.

Ao longo do lado direito da moto de aventura renovada, serpenteia um escapamento de aço inoxidável personalizado, que se conecta ao coletor original e termina em um escapamento com acabamento da empresa Sharon Exhausts, baseada na República Tcheca. O que realmente rouba a cena, no entanto, é a tampa do tanque de alumínio, construída à mão em um formato retangular, uma homenagem direta ao tanque de grande autonomia adaptado na moto vencedora de Dakar de Cyril Neveu. As laterais – prontas para receber placas de número -também são moldadas em alumínio personalizado, enquanto os para-lamas brancos são da Acerbis e as proteções de garfo são peças da UFO.

A aventura também não é limitada a uma experiência solo, graças ao banco de dois lugares da 390 Adventure, enquanto o para-brisa é ajustável em altura, os freios são da Brembo’s Bybre (disco dianteiro de 320mm com pinça de quatro pistões, disco traseiro de 230mm).

Por fim, a KTM completou a atualização da 390 Adventure para 2023 com um novo esquema de cores, que, segundo a KTM, é inspirado em seu “background de corrida”.

A 390 é a mais recente das cinco motos na linha Adventure 2023 da KTM, após a 1290 Super Adventure S, 1290 Super Adventure R, 790 Adventure e 890 Adventure. E uma das características mais controversas nas versões 790 e 890 foi o ‘Modo Demo’. Isso não parece estar presente na 390.