Enquanto pensávamos que a Yamaha Tenere 700 estava “causando” utilizando apenas água para resfriar seu motor de combustão tradicional, imagens incríveis de um protótipo digital do artista e designer industrial Maxime Lefebvre apresentam a Yamaha XT 500 H2O, uma moto MOVIDA A ÁGUA.
Embora não se pareça em nada com a XT500 tradicional (ou qualquer coisa parecida com uma dual-sport), a ideia de um motor movido a água é fascinante. Já que o aumento da quantidade de notícias sobre motocicletas elétricas nos últimos anos tem ofuscado as discussões sobre outros sistemas alternativos de motores, como esse da Yamaha XT 500 H2O.
Veja abaixo a evolução das ilustrações até chegar no intencional “espírito off-road” da máquina, embora quase nada disso tenha chegado à versão modelada em 3D.
Obviamente que há vários problemas funcionais neste protótipo digital, bem como a completa falta de detalhes sobre como esse motor revolucionário funcionaria, o que torna tudo um sonho muito distante. Porém, queremos frisar que gostamos muito dessa arte aqui no TÔ NA ESTRADA e, ao mesmo tempo, nos faz pensar: seriam outras formas de energia, além da elétrica, práticas para o uso em pequenos veículos? Além disso, as motos dual-sport estão se tornando um modelo a ser copiado para novos modelos de motos?
O motor descrito aqui é diferente de tudo que vimos antes, e bem oposto ao da Burgman, da Suzuki, que é movida a célula de hidrogênio que reage com oxigênio, produzindo eletricidade e água.
O texto da arte descreve: “O modelo conceito está equipado com um motor hidráulico. Basicamente, esse motor só precisa de água, mais precisamente de uma bomba d’água. Quase sem perdas, esse motor se encaixa perfeitamente com a filosofia da XT: vá longe, para todos os lugares, e com simplicidade.” Porém, duas das afirmações contidas no texto não ficaram “muito claras” e beiram o “impossível”. Mesmo que este seja um sistema de propulsão a jato de água de alta pressão, de onde viria a energia? Além disso, quais são as chances de ser mais silencioso do que um motor elétrico?
Também interessante é o conceito da Honda Maxime, que parece ser 100% inspirada na série animada Rideback de Tetsuro Kasahara. Se você gosta de mangás e motocicletas, Rideback é imperdível.
Não recomendamos a ninguém perder noites de sono à espera da novidade, mas é legal sonhar! E como a parceria entre a Yamaha e Lefebvre parece ser oficial, somos levados a crer que a nova Yamaha XT 500 H2O estaria apta a se tornar realidade.
Os rumores de que ela iria para produção em 2025 nos parecem improváveis, mas “milagres” acontecem. Por enquanto, estamos felizes em esperar a chegada da Yamaha Tenere 700, que é muito esperada por todos no país e parece ter um futuro promissor, usando água apenas para resfriar seu motor de combustão tradicional.