A maneira como o representante da Suzuki nos apresentou a moto foi curiosa: “…é claro que é um modelo de 2018 porque se está sendo produzido em 2017…” vai entender. De qualquer forma, a V-Strom 1000 foi renovada em 2015 e para o ano de 2018, recebeu algumas atualizações significativas para torná-la mesmo mais acessível, para não mencionar mais segura, incluindo a adição da nova versão 1000XT na linha de 1000cc.
Disponível em amarelo ou preto brilhante, o modelo XT possui rodas raiadas reforçadas, adequadas para o off-road, com pneus sem câmara nos tamanhos de 19 e 17 polegadas, juntamente com protetores de mão e um guidão de alumínio fat-bar.
E o modelo padrão, disponível em Glacier White, possui rodas de liga fundida que são um pouco mais leves do que as raiadas, e quase tão resistentes quando você tiver de encarar rochas e outros obstáculos.
Ambos os modelos – Standard e XT – possuem uma carenagem redesenhada que se parece muito com a velha aos nossos olhos, mas com um novo para brisa ainda mais ajustável e que é 49mm mais alto do que antes e remodelado, através de túnel de vento, para um fluxo de ar mais suave.
Há três ajustes de altura e você ainda pode regular o pra brisas em três ângulos diferentes. Os protetores de mão são de plástico não reforçado, mas ainda é melhor do que nada se você esbarrar em galhos.
Embaixo do “capô” (?!) encontramos os veneráveis e queridos pistões do V-Twin de 90° de 1037cc da Suzuki, agora altamente refinados para manter seu poder dentro das regras da Euro4. Os catalisadores duplos – no meio do tubo de descarga – alimentam um novo silenciador. Um pouco ajuste e o sistema SDTV da Suzuki fornece resposta suave e poderoso em médias rotações.
Ambas as 1000cc compartilham um par de freios dianteiros fortes e, para 2018, há um sistema híbrido ABS que a Suzuki chama de sistema de freio Motion Track e Combination. Isso só foi possível graças à adição de uma …
… nova unidade de medição inercial Bosch de cinco eixos …
… que mede rolamento, passagem e inclinação. Os sensores nas rodas dianteira e traseira medem continuamente as rotações da roda a uma taxa de 50 vezes por segundo. As medidas da velocidade da roda e da IMU, além da quantidade de força na alavanca do freio ou de pressão do pedal, são calculadas pela unidade de controle do ABS para ajustar instantaneamente a pressão do fluido nas pinças do freio, conforme necessário. A Suzuki enfatiza que quando o computador perceber que você está sendo muito ganancioso com o freio dianteiro, ele começará automaticamente a aplicar a pressão do freio traseiro para “estabilizar o veículo”. Graças à sua nova unidade de ABS avançada, a Suzuki diz que o retorno sentidos na alavanca e no pedal são bastante reduzidos. Infelizmente, Suzuki permanece filosoficamente oposta a permitir que você desligue o ABS.
O modelo XT possui um guidão de alumínio. Ambas as motos mantêm “cinturas” magras. Ambas recebem guarda-mãos e uma capa inferior de plástico que protege o motor de pedras e pedriscos menores.
O pára-brisas ajustável é 49mm mais alto, e parece mais amplo também. A Suzuki diz que mais testes de túnel de vento também o tornaram mais aerodinâmico. A versão standart usa um guião de aço simples, mas ambas as versões contam com maiores pesos estabilizadores na extremidade deles, para minimizar a vibração.
O quê mais? A Suzuki está tentando tornar mais fácil a vida de seus revendedores com acessórios que se encaixam nos quatro modelos de V-Strom. Baús e top box adicionais que usam a mesma chave de ignição da moto estão disponíveis para que você possa adicionar sua bagagem com acessórios Suzuki e ter a conveniência de uma opera-los com a mesma chave.
Tudo bem, mas qual é o resultado final? Bem, meu amigo, o modelo de base traz um preço inicial de U$ 12.699 (mercado americano). O modelo XT é U$ 300 mais caro, U$ 12,999. Isso é U$ 300 a menos do que a Honda Africa Twin mais barata, e parece ser uma pechincha neste que se tornou um segmento de mercado altamente competitivo, realmente, e por uma boa razão.
Especificações | 2018 Suzuki V-Strom 1000 | 2018 Suzuki V-Strom 1000XT |
MSRP | $12,999 | $13,299 |
Engine | 1037cc, 4-stroke, liquid-cooled, DOHC 90-degree V-Twin | 1037cc, 4-stroke, liquid-cooled, DOHC 90-degree V-Twin |
Bore x Stroke | 100.0 mm x 66.0 mm (3.937 in x 2.598 in) | 100.0 mm x 66.0 mm (3.937 in x 2.598 in) |
Compression Ratio | 11.3 : 1 | 11.3 : 1 |
Fuel System | Suzuki Fuel Injection, SDTV-equipped | Suzuki Fuel Injection, SDTV-equipped |
Starter | Electric | Electric |
Lubrication | Wet sump | Wet sump |
Transmission | 6-speed constant mesh | 6-speed constant mesh |
Clutch | Wet, multi-plate type | Wet, multi-plate type |
Suspension Front | Inverted telescopic, coil spring, oil damped | Inverted telescopic, coil spring, oil damped |
Suspension Rear | Link type, single shock, coil spring, oil damped | Link type, single shock, coil spring, oil damped |
Brakes Front | Tokico 4-piston calipers, Disc, twin | Tokico 4-piston calipers, Disc, twin |
Brakes Rear | Nissin, 2-piston, Disc single | Nissin, 2-piston, Disc single |
Tires Front | 110/80R-19 M/C 59V, tubeless | 110/80R-19 M/C 59V, tubeless |
Tires Rear | 150/70R-17 M/C 69V, tubeless | 150/70R-17 M/C 69V, tubeless |
Fuel Tank Capacity | 20.0 L (5.3 US gallons) | 20.0 L (5.3 US gallons) |
Color | Pearl Glacier White | Glass Sparkle Black & Champion Yellow |
Ignition | Electronic ignition (Transistorized) | Electronic ignition (Transistorized) |
Headlight | 12V 65W (H9 high-beam) & 12V 55W (H7 low-beam) | 12V 65W (H9 high-beam) & 12V 55W (H7 low-beam) |
Tail Light | LED | LED |
Overall Length | 2280 mm (89.8 in.) | 2280 mm (89.8 in.) |
Overall Width | 930 mm (36.6 in.) | 930 mm (36.6 in.) |
Overall Height | 1470 mm (57.9 in.) | 1470 mm (57.9 in.) |
Wheelbase | 1555 mm (61.2 in.) | 1555 mm (61.2 in.) |
Ground Clearance | 165 mm (6.5 in.) | 165 mm (6.5 in.) |
Seat Height | 850 mm (33.5 in.) | 850 mm (33.5 in.) |
Curb Weight | 232 kg (511 lbs.) | 232 kg (511 lbs.) |
Garantia | Garantia de quilometragem ilimitada de 12 meses. A extensão da cobertura e benefícios adicionais estão disponíveis. | Garantia de quilometragem ilimitada de 12 meses. A extensão da cobertura e benefícios adicionais estão disponíveis. |
Fonte e fotos: motorcycle.com
Tradução livre: Equipe Tô Na Estrada