A Honda acabou de apresentar sua mais nova moto de aventura na EICMA 2023, a aguardada NX500. A revelação desse novo modelo ocorre após meses de especulação, com base em relatórios anteriores sobre os planos da Honda de desenvolver uma moto de aventura com motor duplo NX500. A Honda NX500 de 2024 agora serve como sucessora da CB500X, trazendo de volta a histórica linha NX ao segmento de motocicletas de aventura. As motos NX têm uma longa história com a Honda, tendo estreado no final dos anos 1980 com uma combinação de capacidades tanto para estrada quanto off-road.
A nova NX500, que atualmente foi anunciada como um modelo europeu compatível com a categoria A2, é fortemente baseada na plataforma da CB500X, apresentando um motor de 471cc refrigerado a líquido, DOHC, com dois cilindros paralelos, que produz 46,9 cavalos de potência e 4.400 kgf-m de torque. A potência é entregue através de uma embreagem deslizante assistida e uma transmissão de 6 velocidades, montada em um chassi principal de tubo de diamante de aço com um garfo USD de 41mm ajustável em pré-carga e um amortecedor traseiro Prolink, juntamente com uma combinação de rodas de alumínio fundido de 19″ na frente e 17″ na traseira. Alguns dos principais detalhes técnicos permanecem inalterados, como a altura do assento acessível de 83 cm, juntamente com uma curta distância entre eixos de 1m e 45cm para uma maior manobrabilidade.
A CB500X anterior recebeu elogios por sua confiabilidade, acessibilidade e preço, tornando-a uma escolha popular entre os motociclistas. No entanto, a Honda pretende elevar ainda mais a experiência com melhorias-chave na NX500.
Melhorias de Desempenho
O novo modelo traz novas rodas de fundição mais leves em formato “Y” de 5 raios projetadas para melhorar a dirigibilidade e a manobrabilidade. As novas rodas economizam 1,5 kg de peso não suspenso, contribuindo para uma redução total de peso na moto de 3 kg, que agora pesa 196 kg. Isso é acompanhado por configurações revisadas da suspensão Showa para uma melhor reação e sensação tanto na estrada quanto fora dela. No entanto, a capacidade de curso da suspensão permanece a mesma, com 140mm na frente e atrás.
A Honda também ajustou as configurações de injeção de combustível da moto no motor de dois cilindros paralelos de 471cc para melhorar a aceleração em baixas rotações e a entrega de potência em toda a faixa de rotação, tornando-a ainda mais versátil para diversas situações de pilotagem. Além disso, uma atualização da ECU melhora a sensação de aceleração, e o Controle de Torque Selecionável da Honda agora é um recurso padrão.
O desempenho de frenagem permanece o mesmo, com a NX500 mantendo os freios de montagem axial da CB500X, com pinças de pistão duplo de 296mm na frente e uma pinça de pistão único de 240mm na traseira.
Nova Tecnologia
O arsenal de tecnologia da NX500 é outra área onde foram feitas melhorias. A moto apresenta uma nova tela TFT colorida de 5 polegadas com conectividade Honda RoadSync. Essa tela oferece navegação passo a passo na tela e acesso a várias funções de smartphone, adicionando um nível de conveniência e conectividade anteriormente ausente na CB500X.
Os botões do polegar esquerdo também passaram por uma transformação, tornando-se mais simples e retroiluminados para uso noturno. Essas melhorias facilitam o controle de várias funções e configurações, oferecendo uma experiência de usuário aprimorada.
Novo Estilo e Iluminação
Outra mudança notável na transição da antiga CB500X para a NX500 é o novo estilo de aventura da moto. A NX500 apresenta uma melhoria na aerodinâmica, que não apenas dá à moto um visual mais moderno, mas também contribui para sua estabilidade em alta velocidade, de acordo com a Honda.
Um novo design de farol LED proporciona uma distribuição de luz mais ampla para maior visibilidade durante a pilotagem, inclusive em curvas, à noite. Esse farol está combinado com uma nova lanterna traseira em LED. Todas as outras luzes também são de LED.
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Novos Pacotes de Acessórios da HONDA NX500
Uma variedade de Acessórios Genuínos da Honda, projetados em paralelo com a NX500, estão agrupados em pacotes e prontos para serem instalados com garantia oficial da Honda:
– Pacote de Aventura: Melhora a aparência off-road, adicionando conforto e proteção. Os faróis de neblina melhoram a visibilidade em condições climáticas adversas e são montados no topo dos protetores do motor dianteiro, acabados em preto, que ajudam a proteger a motocicleta. As proteções de mão protegem as mãos do frio e de detritos voadores, enquanto a tela defumada e as faixas nas rodas adicionam estilo. Um protetor de tanque também protege a pintura de arranhões.
– Pacote de Viagem: Um conjunto de alforjes semirrígidos de 16,5 litros com um sistema de fixação fácil se combina com uma bolsa de assento traseira com capacidade de até 22 litros, tornando as viagens mais fáceis.
– Pacote Urbano: Para pilotagem diária dentro e fora da cidade, um baú traseiro de 38 litros oferece muito espaço de armazenamento e vem com encosto de garupa e uma bolsa interna conveniente. O descanso central permite a manutenção da corrente com facilidade e estacionamento conveniente em superfícies irregulares.
– Pacote de Conforto: Para maior conforto e praticidade, os aquecedores de manoplas tiram o frio dos dias de inverno, com até 5 níveis de aquecimento e função de memória, exibidos na tela TFT.
O produto final tem um visual retrô e moderno mas elegante ao mesmo tempo – como evidenciado no vídeo curto acima -, que mostra o astro do motocross checo Ervín Krajčovič pilotando a criação da Gas & Oil em uma trilha off-road bastante desafiadora. No mesmo vídeo, vemos as proezas de Cyril Neveu pilotando a XT500 inspiradora pelo deserto africano.
Especificações da Honda NX500 2024
- TIPO DE MOTOR: Bicilíndrico paralelo DOHC de 4 tempos e refrigeração líquida
- CILINDRADA: 471cc
- DIÂMETRO E CURSO: 67mm x 66.8mm
- TAXA DE COMPRESSÃO: 10.7: 1
- POTÊNCIA MÁXIMA: 46.9 HP (35kW) @ 8,600rpm
- TORQUE MÁXIMO: 4.400 kgf-m (43Nm) @ 6,500rpm
- NÍVEL DE RUÍDO: Lurban 74.0dB Lwot 77.0dB
- CAPACIDADE DE ÓLEO: 3.2L
- CARBURAÇÃO: Injeção eletrônica de combustível PGM FI
- CAPACIDADE DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL: 4.6 galões (17.5L) (incluindo reserva)
- EMISSÕES DE CO2 WMTC: 82 g/km
- CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (WMTC): 3.6L/100km / 27.8km/l (modo WMTC)
- CAPACIDADE DA BATERIA: 12V 7.4AH
- TIPO DE EMBREAGEM: Multi-disco em banho de óleo, embreagem deslizante assistida
- TIPO DE TRANSMISSÃO: 6 velocidades
- TRANSMISSÃO FINAL: Corrente
- TIPO: Diamante de aço
- DIMENSÕES (C x L x A): 2,165mm x 830mm x 1,415mm
- DISTÂNCIA ENTRE EIXOS: 1,445mm
- ÂNGULO DE CÁSTER: 27.5°
- TRAIL: 108mm
- ALTURA DO ASSENTO: 830mm
- DISTÂNCIA DO SOLO: 180mm
- PESO EM ORDEM DE MARCHA: 196kg
- RAIO DE GIRO: 2.4m
- SUSPENSÃO DIANTEIRA: Garfos Showa 41mm SFF-BP USD, 5.3 polegadas de curso da roda.
- SUSPENSÃO TRASEIRA: Prolink mono com ajustador de pré-carga de 5 estágios, balança transversal oca de aço, 5.3 polegadas de curso da roda.
- RODA DIANTEIRA: Alumínio fundido com vários raios
- RODA TRASEIRA: Alumínio fundido com vários raios
- TAMANHO DO ARO DIANTEIRO: 19M/C X MT2.5
- TAMANHO DO ARO TRASEIRO: 17M/C X MT4.5
- PNEUS DIANTEIROS: 110/80R19M/C59H
- PNEUS TRASEIROS: 160/60R17M/C69H
- TIPO DE SISTEMA ABS: 2 canais
- FREIOS DIANTEIROS: Duplo disco de 296mm x 4mm com pinças de dois pistões montadas axialmente da Nissin
- FREIOS TRASEIROS: Disco único de 240mm x 5mm com pinça de um pistão
- INSTRUMENTOS: Medidor TFT de 5 polegadas com layout personalizável, incluindo, mas não limitado a, velocímetro, tacômetro, relógio, posição da marcha, indicador de troca de marcha
- FAROL: LED
- LUZ TRASEIRA: LED
- CONECTIVIDADE: Sim (Honda RoadSync)
- USB: Não
- TOMADA 12V: Opcional
- CANCELAMENTO AUTOMÁTICO DE PISCA: Não
- QUICKSHIFTER: Não
- SISTEMA DE SEGURANÇA: HISS (Honda Intelligent Security System)
- CONTROLE DE CRUZEIRO: Não
- RECURSOS ADICIONAIS: ESS