Deus ex Machina é um tipo completamente diferente de empresa de motocicletas. Com especial destaque para a concepção e construção de motocicletas personalizadas, ela promove e celebra a cultura da personalização de motocicletas que apareceu pela primeira vez na Europa e América na década de 1940 e que foi recentemente reavivada por grupos de jovens entusiastas no Japão, América e Austrália.
A empresa está sediada no edifício de uma antiga fábrica, totalmente reformado e com 1600 metros quadrados em Camperdown Sydney, o “Deus Temple of Enthusiasm” (algo como “Templo do entusiasmo de Deus ex Machina”). Lá ficam o showroom, anfiteatro e estúdio de design. Conectado ao showroom é o Deus Bakery Cafe, onde os moradores locais podem sentar-se em mesas comunitárias com pilotos abastecendo-se de cafeína antes de seus passeios de moto de sábado.
Deus ex Machina (deus da máquina) surgiu no cenário cultural da Austrália em 2006, com algumas motocicletas perfeitamente personalizadas e uma noção simples de que fazer algo é mais divertido do que apenas possuir algo. Deus ex Machina é algo maior do que uma marca: é uma cultura. “A nossa filosofia e entusiasmo vai de encontro a forma de pensar das pessoas, onde quer que estejam…”
“Deus” não existe apenas para vender peças personalizadas e motocicletas feitas a mão, mas para celebrar uma cultura de criatividade. A sala de exposições/café/sede da “Deus ex Machina” em Sydney, imediatamente se tornou um santuário para a cultura “run what you brung” (algo como “pilote aquilo que você tem”, uma cultura que valoriza muito mais a diversão do que a posse de motocicletas caras e potentes, etc.) e da street art industrial.
A filosofia deles remete a uma época antes que as diversas atividades como motociclismo, surfe, skate, ou seja qual for, fossem submetidas ao julgo mercantilista e divididas em “tribos isoladas”. Todos são bem-vindos sob o teto da “Deus ex Machina”, onde há simplesmente o respeito pela honestidade e apreço pela máquinas. Um cultura inclusiva, autentica e entusiasta de um conceito simples e sincero que tem se espalhado pelo mundo. “Deus ex Machina” sugere simplesmente que não dá para levar a vida de forma individualista, fazemos parte do todo.
Desde a abertura das portas do “Camperdown Temple of Enthusiasm”, “Deus ex Machina” busca espalhar sua própria visão do pós-modernismo ao redor do globo.
O caminho a ser seguido é simples: uma para baixo, quatro para cima…
Fonte: http://deuscustoms.com/
Tradução livre: Equipe Tô Na Estrada
Deus Ex Machina – Temple Of Enthusiasm, Bali from Deus Customs on Vimeo.