Enquanto a BMW estava ocupada revelando seus mais recentes lançamentos e novos modelos no grande bikeshow Intermot em Colônia, Alemanha – nossos espiões estavam perseguindo seus pilotos de testes nas estradas alemãs para capturar uma nova moto que a BMW não quer que vejamos ainda: a nova G310 GS.

Enquanto não há nenhuma confirmação oficial da BMW que esta moto sequer existe, o chefe da BMW Motorrad, Stephan Schaller, confirmou que mais modelos G310 estão a caminho, e esta variante GS parece estar 100% pronta para produção. Todos os sinais apontam para que este novo modelo seja lançado no próximo bike show, em Milão, no início de novembro.

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Os rumores sobre uma versão GS da nova G310 já circulavam há algum tempo, mas essas imagens não deixam absolutamente nenhuma dúvida sobre a sua chegada, com o logotipo GS claramente estampado na tampa do tanque de ambos os conjuntos de teste.

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Mesmo sem a ajuda dos caraterísticos adesivos, está claro que esta nova variante ficou ligeiramente maior do que a G310R, de estilo semelhante ao da S1000R, usa o distintivo ‘bico’ que tem definido o estilo GS, tem uma posição dos escapes mais nivelada, e também conta com um conjunto de pneus dual-purpose Metzeler TOURANCE.

Embora esta moto vá ser construída na Índia pela TVS, parceira da BMW, a nova baby-GS foi totalmente projetada e construída pela BMW na Alemanha, antes de ser preparada para a produção na TVS – onde a G310R também é construída.

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No centro da moto encontramos o mesmo motor monocilíndrico injetado de 313cc, DOHC 4V com refrigeração líquida, que é invertido no quadro (a cabeça do motor faz uma rotação de 180 graus, permitindo que o coletor de admissão fique posicionado na parte da frente do motor, e os gases de escape na parte de trás).

Nós não esperamos que a GS tenha qualquer modificação nos ajustes do motor, por isso ainda deve entregar potência de 34 hp a 9500 rpm, e 20.6 lbft (2,85 kgfm) de torque a 7500 rpm. Embora seja provável que seja mais pesada do que o modelo R, não seria de esperar que pese mais de 162 kg (contra 158,5 kg do R).

A estrutura de aço tubular aparece completamente inalterada, enquanto os apoios para os pés estão agora pintados de preto, em vez de prata. O braço oscilante é em alumínio fundido e também parece ser idêntico ao modelo R.

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A unidade de assento é nova, mais longa, o quadro se estende até por baixo do assento do condutor, enquanto o próprio banco não tem qualquer mudanças óbvias. Todas as motos de teste estão vestindo top boxes, que não achamos ser um item padrão de série, embora o conjunto bagageiro integrado/apoio para garupa parece provável que seja.

Um cavalete central está montado em algumas motos de teste, mas outras possuem apenas um descanso lateral, o que sugere que, mesmo que não seja padrão, o cavalete central será uma opção. À frente do assento do piloto está o tanque e carenagem frontal completamente redesenhada – incluindo o bico – tudo imitando os modelos GS maiores.

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A suspensão parece idêntica a da G310 R, porém podem haver alterações ou configurações para levantar a GS ligeiramente, em comparação com sua irmã roadster. Isso se traduziu em um garfo invertido de 41 milímetros na frente, e um monoamortecedor traseiro montado diretamente e ajustável.

O conjunto de rodas é idêntico ao instalado na R. Isso pode decepcionar aqueles que querem um estilo off-road mais agressivo do que rodas de liga leve podem entregar – mas não se esqueça de que a R1200GS vem em rodas de liga, também.

Os pneus Metzeler TOURANCE equipados na moto são 150/70 17 na traseira e 110/80 R19 na frente, maiores em comparação ao modelo R (que usa 150/60/17 na traseira e 110/70/17 na dianteira) e também responsáveis por alguns centímetros na posição mais alta.

Temos certeza de haverá uma enorme gama de acessórios disponíveis para levar a BMW G310 GS ainda mais fundo no estilo da R1200. Suportes de bagagem, opções de assento, cavalete central, LED, tomadas de 12V de carregamento e punhos aquecidos são todos opcionais, mas não menos importantes, porque eles estão disponíveis para o modelo R.

Com base nessas motos de teste, podemos esperar ela chegar pelo menos nas cores cinza, preto e vermelho em combinações de cores com prata, e acredito que é provável que chegue às concessionárias (Europa) no final abril/maio de 2017.

Fonte & Fotos: motorcyclenews.com
Autor: Richard Newland
Tradução Livre: Equipe Tô Na Estrada