Enquanto a BMW estava ocupada revelando seus mais recentes lançamentos e novos modelos no grande bikeshow Intermot em Colônia, Alemanha – nossos espiões estavam perseguindo seus pilotos de testes nas estradas alemãs para capturar uma nova moto que a BMW não quer que vejamos ainda: a nova G310 GS.
Enquanto não há nenhuma confirmação oficial da BMW que esta moto sequer existe, o chefe da BMW Motorrad, Stephan Schaller, confirmou que mais modelos G310 estão a caminho, e esta variante GS parece estar 100% pronta para produção. Todos os sinais apontam para que este novo modelo seja lançado no próximo bike show, em Milão, no início de novembro.
Os rumores sobre uma versão GS da nova G310 já circulavam há algum tempo, mas essas imagens não deixam absolutamente nenhuma dúvida sobre a sua chegada, com o logotipo GS claramente estampado na tampa do tanque de ambos os conjuntos de teste.
Mesmo sem a ajuda dos caraterísticos adesivos, está claro que esta nova variante ficou ligeiramente maior do que a G310R, de estilo semelhante ao da S1000R, usa o distintivo ‘bico’ que tem definido o estilo GS, tem uma posição dos escapes mais nivelada, e também conta com um conjunto de pneus dual-purpose Metzeler TOURANCE.
Embora esta moto vá ser construída na Índia pela TVS, parceira da BMW, a nova baby-GS foi totalmente projetada e construída pela BMW na Alemanha, antes de ser preparada para a produção na TVS – onde a G310R também é construída.
No centro da moto encontramos o mesmo motor monocilíndrico injetado de 313cc, DOHC 4V com refrigeração líquida, que é invertido no quadro (a cabeça do motor faz uma rotação de 180 graus, permitindo que o coletor de admissão fique posicionado na parte da frente do motor, e os gases de escape na parte de trás).
Nós não esperamos que a GS tenha qualquer modificação nos ajustes do motor, por isso ainda deve entregar potência de 34 hp a 9500 rpm, e 20.6 lbft (2,85 kgfm) de torque a 7500 rpm. Embora seja provável que seja mais pesada do que o modelo R, não seria de esperar que pese mais de 162 kg (contra 158,5 kg do R).
A estrutura de aço tubular aparece completamente inalterada, enquanto os apoios para os pés estão agora pintados de preto, em vez de prata. O braço oscilante é em alumínio fundido e também parece ser idêntico ao modelo R.
A unidade de assento é nova, mais longa, o quadro se estende até por baixo do assento do condutor, enquanto o próprio banco não tem qualquer mudanças óbvias. Todas as motos de teste estão vestindo top boxes, que não achamos ser um item padrão de série, embora o conjunto bagageiro integrado/apoio para garupa parece provável que seja.
Um cavalete central está montado em algumas motos de teste, mas outras possuem apenas um descanso lateral, o que sugere que, mesmo que não seja padrão, o cavalete central será uma opção. À frente do assento do piloto está o tanque e carenagem frontal completamente redesenhada – incluindo o bico – tudo imitando os modelos GS maiores.
A suspensão parece idêntica a da G310 R, porém podem haver alterações ou configurações para levantar a GS ligeiramente, em comparação com sua irmã roadster. Isso se traduziu em um garfo invertido de 41 milímetros na frente, e um monoamortecedor traseiro montado diretamente e ajustável.
O conjunto de rodas é idêntico ao instalado na R. Isso pode decepcionar aqueles que querem um estilo off-road mais agressivo do que rodas de liga leve podem entregar – mas não se esqueça de que a R1200GS vem em rodas de liga, também.
Os pneus Metzeler TOURANCE equipados na moto são 150/70 17 na traseira e 110/80 R19 na frente, maiores em comparação ao modelo R (que usa 150/60/17 na traseira e 110/70/17 na dianteira) e também responsáveis por alguns centímetros na posição mais alta.
Temos certeza de haverá uma enorme gama de acessórios disponíveis para levar a BMW G310 GS ainda mais fundo no estilo da R1200. Suportes de bagagem, opções de assento, cavalete central, LED, tomadas de 12V de carregamento e punhos aquecidos são todos opcionais, mas não menos importantes, porque eles estão disponíveis para o modelo R.
Com base nessas motos de teste, podemos esperar ela chegar pelo menos nas cores cinza, preto e vermelho em combinações de cores com prata, e acredito que é provável que chegue às concessionárias (Europa) no final abril/maio de 2017.
Fonte & Fotos: motorcyclenews.com
Autor: Richard Newland
Tradução Livre: Equipe Tô Na Estrada