Quando o chefe da KTM Stefan Pierer mencionou em uma entrevista de 2013 que planejava produzir um novo modelo dual sport baseado na plataforma Duke 390, gerou um enorme burburinho no mercado. A ideia de pegar o monocilíndrico de 373cc e 43hp da Duke 390 e coloca-lo em um chassi off-road para criar uma adventure bike leve, versátil e acessível soou como uma fórmula vencedora para todos.

Porém, muitas esperanças foram frustradas quando a KTM, tempos mais tarde, esclareceu que exigiria um tempo significativo de desenvolvimento, e não havia planos imediatos para o projeto. Por mais de três anos, os futuros proprietários da KTM 390 Adventure esperaram pacientemente que sua adventure bike dos sonhos chegasse. E para muitos estava começando a parecer que a moto nunca se materializaria.

As coisas mudaram drasticamente nos últimos meses na categoria Adventure Touring de pequena cilindrada. O que antes era um mercado sem muitas opções rapidamente começou a se preencher, com os principais fabricantes entrando no jogo. Os recentes anúncios da Kawasaki com a sua Versys-X 300, a Honda com a sua Rally 250, a nova G310GS da BMW e o conceito V-Strom 250 da Suzuki, mostram que isto se tornará um segmento lotado de boas opções em pouco tempo. E talvez esta recente notícia tenha acendido uma “luz de emergência” na KTM, motivando-os a colocar o projeto da Adventure 390 no topo da sua lista de prioridades.

Rumores e afirmações sobre a KTM 390 Adventure têm sido abundantes na Internet, mas até hoje não houve nenhuma evidência clara de que a KTM realmente estaria desenvolvendo a moto. Felizmente, a revista Cycle World capturou as primeiras fotos claras do que se presume ser a KTM 390 Adventure, que está passando por testes em uma instalação da KTM no sul da Europa. E pelo que pudemos ver, a KTM pode ter deixado o melhor por último!

As fotos do flagra mostram uma Adventure Bike menor, com uma combinação de rodas 21″/ 18″, quadro elástico (balança) robusto, tubos grandes nas bengalas dianteiras, suspensão de longo curso, assento estilo enduro de uma única peça e para-lama dianteiro elevado – todos os traços apontando para uma moto com um foco off-road acentuado. Um para-brisa transparente, torre de navegação de fibra de carbono e faróis duplos empilhados que parecem ter sido inspirados a partir da KTM 450 Rally Race, reforçam ainda mais a ideia de que esta moto vai ser um arraso na terra!

A questão permanece: será que a KTM vai se concentrar no mercado de entrada, com componentes mais baratos (e mais pesados),  ​​e com uma altura de assento acessível ao público em geral (que acaba obrigando uma suspensão com menor curso e menor vão livre do solo)? Ou irá se voltar para o mercado de fãs da marca, que está à procura de uma moto mais leve, orientada para o desempenho e que pode custar um pouco mais? Isso só o tempo dirá, e parece que não vamos ter que esperar muito mais tempo. A KTM 390 Adv parece que está perto de ser produzida.  Poderemos ver a nova adventure bike de média cilindrada da KTM sendo anunciada em algum momento em 2017, para ser lançada como um modelo de 2018.

Fonte: advpulse.com
Fotos: Cycle World
Tradução Livre: Equipe TNE