A marca italiana encerrou as novidades de 2022 com a revelação da DesertX. Conheça os detalhes desta Ducati pronta para aventuras incríveis!
O sexto episódio do Ducati World Première 2022 foi totalmente dedicado a uma novidade que coloca a marca italiana na disputa pela liderança em um segmento voltado para o off-road. Com a nova Ducati DesertX, a casa de Borgo Panigale não apenas apresenta uma moto com características específicas para os amantes do fora de estrada, mas também oferece argumentos que a colocam no topo da lista de desejos daqueles que buscam aventuras incríveis! Após vários anos de espera desde sua apresentação como conceito no final de 2019, a Ducati DesertX finalmente faz sua estreia na forma de produção. A excelente resposta do público presente no EICMA dois anos atrás serviu como prova para os responsáveis da Ducati de que o design não deveria ser alterado substancialmente. Assim, a nova DesertX mantém as linhas off-road contemporâneas, adicionando um toque futurista. Visualmente, a motocicleta italiana é dividida em três elementos: um único volume que inclui o tanque de combustível e as carenagens laterais, o assento e o para-brisa que incorpora um distintivo farol duplo, reforçando ainda mais o caráter único dessa moto. Além disso, o uso do preto em contraste com as generosas áreas brancas adiciona ênfase estilística.
A Ducati escolheu a conhecida unidade motriz Testastretta 11º de 937 cc para fornecer energia e força à DesertX, um motor bicilíndrico que já está presente nos modelos Monster e na nova Multistrada V2. Esse motor oferece 110 cv a 9.250 rpm e torque máximo de 92 Nm a 6.500 rpm na configuração Euro5. O desempenho sólido é combinado com uma entrega de potência linear e previsível, proporcionando ao piloto uma moto que transmite confiança, mesmo nos terrenos off-road mais exigentes. O motor apresenta todas as melhorias já vistas na Monster e na Multistrada V2, incluindo a embreagem de 8 discos leve e compacta e a caixa de câmbio com tambor montado em rolamentos para reduzir o atrito e melhorar a precisão e a suavidade nas trocas de marcha. No caso da DesertX, a Ducati optou por encurtar cada relação de marcha em comparação com a Multistrada V2. A primeira e segunda marchas, em particular, são bem mais curtas, facilitando a condução em baixas velocidades em passagens difíceis típicas do off-road. A sexta marcha é mais longa para facilitar o uso em estradas mantendo o motor bicilíndrico em rotações mais baixas. Isso oferece benefícios em termos de consumo de combustível moderado e maior conforto.
O chassi treliçado que envolve o motor Testastretta 11º foi especificamente desenvolvido para a DesertX e para uso mais agressivo fora de estrada. Os tubos que compõem essa estrutura são de aço e trabalham em conjunto com suspensões de longo curso e ajustes otimizados. As suspensões são da Kayaba, com destaque para o garfo dianteiro de 46 mm e 230 mm de curso, e um amortecedor traseiro com 220 mm de curso. Em ambos os eixos, o piloto pode ajustar a pré-carga, a compressão e a extensão de acordo com suas preferências. Com suspensões de curso tão longo, a Ducati DesertX apresenta também uma altura livre do solo de 250 mm, um detalhe que a torna especialmente capaz de enfrentar e superar os maiores obstáculos em aventuras off-road. Outro destaque, devido ao seu tamanho, são as rodas de 21” e 18”, uma combinação idealizada para uso em terrenos de terra, algo que faz sua estreia em qualquer moto Ducati de produção. Elas são equipadas com pneus Pirelli Scorpion Rally STR de fábrica, mas a Ducati adianta que a DesertX pode ser equipada e está homologada para usar pneus mais adequados ao off-road.
E quando se trata de frenagem, a Ducati não deixa nada ao acaso. Nesse caso, a marca aposta nas pinças monobloco Brembo M50 mordendo discos dianteiros de 320 mm, enquanto na traseira uma pinça de dois pistões morde um disco de 265 mm. O sistema de ABS possui função de curva, um dos vários sistemas de auxílio à condução disponíveis de série na nova Ducati DesertX. Na verdade, a DesertX possui 6 modos de condução que trabalham em conjunto com 4 modos de potência – Full, High, Medium, Low – que alteram a potência e a resposta do motor Testastretta. As principais características são as configurações específicas para os modos Enduro e Rally, além dos modos Sport, Touring, Urban e Wet. O modo Enduro, com potência reduzida e configurações de controle especialmente projetadas, permite que o piloto da DesertX enfrente estradas off-road mais desafiadoras com maior segurança e facilita a condução em off-road para usuários menos experientes. Por outro lado, o modo Rally, com toda a potência do motor disponível e controles eletrônicos reduzidos, foi projetado para pilotos mais experientes que desejam extrair o máximo das performances da DesertX.
Cada modo de condução, graças à presença da plataforma de medição de inércia da Bosch, pode alterar o caráter da moto de acordo com as preferências do piloto, atuando nos níveis de intervenção dos diversos sistemas eletrônicos de auxílio: Engine Brake Control (EBC), Ducati Traction Control (DTC), Ducati Wheelie Control (DWC), Ducati Quick Shift (DQS) Up & Down e ABS Cornering. O ABS Cornering, em particular, pode ser ajustado em 3 níveis diferentes. Nos modos de condução dedicados ao off-road (Enduro e Rally), o ABS Cornering pode ser completamente desativado através de um botão específico no grupo de comutadores. Em uma moto criada para os terrenos mais hostis, a ergonomia precisa ser perfeita. Por isso, os engenheiros da Ducati desenvolveram uma ergonomia específica para a DesertX, resultando em uma moto extremamente estreita e com superfícies perfeitamente integradas, garantindo ao piloto o máximo controle e manobrabilidade. O assento está a uma altura de 875 mm. A combinação de uma curvatura estreita na parte interna das pernas e o ajuste inicial da suspensão proporcionam um bom contato com o solo.
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O painel de instrumentos TFT colorido, de bom tamanho, está posicionado verticalmente, seguindo o estilo das motos de rally, e permite que o piloto escolha entre dois modos de exibição para as diversas informações: Padrão e Rally. O modo Padrão fornece todas as informações para uso em estradas, com o conta-rotações e velocímetro claramente visíveis, além das marchas engatadas, nível de combustível e outras informações úteis de viagem. A função trip master faz parte do modo Rally. Esse modo simula o funcionamento do trip master usado nas motos de rally e permite ajustar manualmente a indicação do hodômetro usando os botões no grupo de comutadores esquerdo. Em uma moto projetada para grandes aventuras e muitas vezes em locais onde é difícil encontrar pontos de abastecimento, a Ducati optou por instalar um tanque de combustível com capacidade superior a 21 litros. Para uma opção verdadeiramente aventureira, ainda existe a possibilidade de montar um tanque adicional (disponível como acessório) na seção traseira, acrescentando mais 8 litros de combustível. A transferência de combustível da parte traseira para o tanque dianteiro é ativada quando o nível de combustível do tanque principal fica abaixo de um certo nível e pode ser acionada pelo painel de instrumentos.
Acompanhando a chegada da nova Ducati DesertX às concessionárias, prevista para maio de 2022 com preço a ser anunciado, há um amplo catálogo de acessórios e componentes diferentes que visam personalizar e também aprimorar a DesertX, tornando-a ainda mais versátil e preparada para enfrentar as adversidades off-road. Para os clientes que desejam adotar uma imagem completa, a Ducati desenvolveu uma linha exclusiva de equipamentos para motociclistas da DesertX.