A Kawasaki Versys 650 (leia a ficha técnica aqui) quando chegou ao Brasil recebeu uma série muito grande de elogios a respeito de seu desempenho tanto urbano quanto em estradas asfaltadas, mesmo com pavimento ruim. Esse elogios podiam ser vistos (e lidos, e ouvidos) vindos de muitos jornalistas especializados bem como em revistas do segmento motociclístico. Talvez a única crítica mais contundente tenha sido com relação à sua limitação (bem grande por sinal) em condições de fora de estrada. Suas rodas (17″ tanto na dianteira quanto na traseira) e seus pneus com vocação 100% ON ROAD já denunciavam essa limitação no momento em que olhássemos para a motoca.
Sua vocação é, de fato, rodar por estradas pavimentadas. E isso acabou afastando um bom número de motociclistas viajantes que gostam de um pouco mais de aventura. Quando digo “um pouco mais de aventura” não quero dizer viagens com longos trechos OFF ROAD – até porque para esses casos existem motos muito mais específicas, mas sim outro tipo de viagem, muito comum hoje em dia: viagens onde 80% ou 90% dela são percorridos em trechos asfaltados. O restante dessas viagens inclui techos OFF ROAD de média/baixa dificuldade. Viagens com destinos como Ushuaia ou Ruta 40 na Argentina, Carretera Austral no Chile ou ainda o Salar de Uyuni e o altiplano boliviano (na Bolívia, claro), entre outras. São viagens onde o motociclista tiraria melhor proveito de um equipamento que ofereça um bom conforto ON-ROAD, aliado a alguma valentia OFF-ROAD.
Já tive muitas conversas com outros amigos motociclistas viajantes a respeito do que poderia ser feito para deixar essa motocicleta mais, digamos, apta ao nosso estilo de uso (que se enquadra neste, relatado acima). Navegando pela internet encontrei um projeto, realizado pelo site Motorcycle USA que deixou a Versys “do jeito”… rs. Obviamente, essa adequação irá gerar despesas com a compra de equipamentos mas nada muito diferente do que fazemos com outras motocicletas.
Abaixo vocês verão os cinco vídeos narrando as transformações da motoca (em inglês).
Espero que vocês gostem, eu gostei!
Autor: Equipe Tô Na Estrada
Fonte: Motorcycle USA