A Yamaha está prestes a lançar uma Ténéré 700cc para substituir a atual XT660Z, usando o motor bi cilíndrico paralelo da MT07 como base para a nova moto.
Ao contrário da MT-07 Tracer, que será uma sport-touring com toques ao estilo de adventure bike, a Ténéré está sendo projetada para ser uma máquina com sérias intenções off-road. Ela terá um chassis completamente novo com garfos de invertidos, um novo braço oscilante traseiro e uma estrutura de aço de duplo berço. Como tal, é improvável que compartilhasse o nome MT-07, apesar de utilizar o mesmo motor. Em vez disso, o nome XT700Z ou XT-07 é o mais provável de ser usado.
Se o motor permanecer no mesmo ajuste da MT-07, o motor vai fazer 74hp, colocando a moto na mesma classe de máquinas como F700GS da BMW. Mas a Yamaha terá uma vocação inclinada ao off-road muito mais definida. A roda dianteira de 21 polegadas (e 18 polegadas traseira) significa que vai ser mais parecida com a África Twin da Honda, ou talvez com a BMW F800GS Adventure. Mas dada à diferença de preços da Yamaha e os componentes compartilhados com a MT-07 (que barateia custos de produção) com certeza vai ser mais barata que ambas as motos concorrentes em termos de preço.
Algumas fotos “espiãs”, da moto em fase de testes.
Enquanto q MT-07 Tracer está prevista para ser lançada oficialmente em breve e deve estar à venda dentro dos próximos meses, a Ténéré 700cc está mais longe da produção. Dada à popularidade da classe, é provável que a Yamaha tente acelerar o seu desenvolvimento e colocá-la em produção como uma máquina de ano/modelo 2017 , no mais tardar por volta do início de 2018.
Abaixo alguns dados da ficha técnica da TRACER 700, cujo motor servirá de base para a Ténéré.
Motorização | 2-Cylinder, liquid-cooled, 4-stroke, DOHC, 4-valves |
Capacidade Cúbica | 689cc |
Potência | 74.8 @ 9,000 rpm |
Torque | 6.93 kgf-m @ 6,500 rpm |
Consumo | 23 km/l |
Uma observação da redação: a MT07 Tracer pesará 196 kg em ordem de marcha (tanque de óleo e combustível cheios), o que nos dá indícios de que, mesmo com o motor bicilindrico substituindo o atual mono, a nova Ténéré 700 deve manter seu peso próximo ao do modelo anterior, o que é ótimo para o uso off-road.
Fonte: www.motorcycle-magazine.com
Fotos: rock-tune.com & morebikes.co.uk
Tradução Livre: Equipe TNE