SOAPEX CHILE: como fazer

Se você vai viajar de moto para o Chile já deve saber que, desde 06 de novembro de 2013, o Chile está exigindo dos estrangeiros que entram no país com veículos motorizados registrados em seus países de origem um seguro chamado SOAPEX. Ele é um “Seguro Obligatorio de Accidentes Personales Causados por Vehículos Motorizados con Matrícula Extranjera” e cobre danos pessoais causados ao condutor, pessoas transportadas e terceiros afetados por um acidente de trânsito envolvendo o veículo segurado. Tem vigência durante o período contratado (em que o veículo estiver no Chile).

Quando contrata esse seguro, o condutor garante o reembolso “…De acordo com a legislação vigente, o seguro obrigatório de acidentes pessoais para os estrangeiros Veículos (Soapex) possui as seguintes coberturas:

Morte Acidental (UF 300 Compensação em caso de morte acidental, após dedução das despesas médicas)

Incapacidade acidental ou invalidez (300 UF Indenização em caso de invalidez permanente total e até 200 UF em caso de invalidez permanente parcial, de acordo com o seu grau)

Reembolso de despesas médicas compreendem: atendimento pré-hospitalar, transporte médico, hospitalização, cuidados médicos e cirúrgicos, medicamentos, próteses, implantes, atendimento odontológico e despesas para a reabilitação das vítimas de até um ano desde o acidente com parada 300 UF.” fonte: Magallane.cl em 2014

Soapex-Chile-1

Para emitir o seguro SOAPEX via Seguradora Magallanes HDI Seguros ou outra seguradora o processo deve ser todo online. Você terá de acessar o site da seguradora http://www.magallanes.cl/  http://www.hdi.cl  ou http://www.soapex.com/ preencher todos  os dados da sua motocicleta e pagar com cartão de crédito internacional. Em seguida, será gerado um comprovante que você deve levar sempre com você na viagem.

Elaboramos um roteiro “passo-a-passo” para você fazer a emissão do seguro, olha aí:

  1. Na página principal do site tem um menu, à esquerda, escrito “Seguros”, procure o item “Seguro Obrigatorio para vehículos extranjeros”, e você será levado para a página sobre o SOPAEX (ou clique direto aqui!)
  2. Nesta nova página existe um retângulo VERDE, à esquerda. Nele, clique em “Compra SOAPEX en línea”, você será encaminhado para a tela de contratação do seguro e deverá informar a PLACA (patente) duas vezes, PAÍS DE REGISTRO DO VEÍCULO (Brasil), TIPO DE VEÍCULO (MOTOCICLETA), DATA DE INÍCIO (fecha início) e DATA DE TERMINO (fecha término) do seguro (use a data de entrada e saída do Chile, claro). Em seguida clique no botão “Calcular”
  3. Em seguida irá aparecer o VALOR (de acordo com o prazo) e um botão “Aceptar” (ACEITAR). Clique nele e vamos adiante.
  4. O próximo passo é fazer sua IDENTIFICAÇÃO PESSOAL (ATENÇÃO:você escolhe o TIPO DE DOCUMENTO que irá informar – RG ou PASSAPORTE – portanto não se esqueça de levar com você na viagem o MESMO DOCUMENTO INFORMADO, ok?) e terminar de fazer a IDENTIFICAÇÃO DA MOTO (ATENÇÃO: nesse campo destacado em laranja você tem que colocar o número do MOTOR da moto e não o do CHASSI, como estamos acostumados no Brasil). Clique no botão “Aceptar” e vamos em frente.
  5. Confira os dados mais um vez e clique no botão “Siguiente”
  6. Agora informe seus dados de contato como e-mail (correo electrônico) duas vezes. Telefone com código do país (Brasil = 55), DDD (11,21, etc…) e seu número. Marque os dois campos informando que você concorda com as condições do seguro e que os dados informados correspondem a verdade, e clique no botão “Pagar mi seguro obligatorio” para efetuar o pagamento.
  7. Nesta tela selecione a forma de pagamento,  informe os dados do seu Cartão de Crédito Internacional e efetue o pagamento.
  8. Pronto, o próximo passo é você receber em seu e-mail o comprovante , imprimi-lo e portá-lo com você em sua estadia no Chile.

Essas instruções foram tiradas diretamente do site da HDI foi atualizado em 09/07/2016, não nos responsabilizamos por eventuais alterações que possam ocorrer neste processo. E queremos lembrá-los também de que podem haver outras seguradoras chilenas que emitam o mesmo seguro, no momento desconhecemos.

Comentários

Comentários

2017-05-09T23:45:40+00:00 Destaque, Documentos|