Qual a melhor motocicleta de todas?

0

Eu ando meio intolerante sempre que ouço a pergunta acima, ou pior, quando leio debates extensos nas mídias sociais sobre o assunto, com pessoas debatendo acaloradamente, fazendo defesas quase jurídicas de determinadas marcas. Não sei se estou ficando velho, mais chato ou apenas tenho evitado perder tempo com frivolidades inúteis. É público e notório (ou deveria ser) que essa história de A MELHOR moto não existe, nem nunca vai existir. Nenhuma, repito, nenhuma moto é A MELHOR para todo mundo.

O uso que eu faço da minha moto, não é o mesmo que outros motociclistas fazem das suas. Minha capacidade financeira para repor peças danificadas também é diferente da de outros motociclistas. Os trajetos e roteiros que me atraem podem não ser os mesmos que os atraem… e por aí vai.

motocicletas-1

Dizer que uma moto “X” é a melhor em tudo, não é verdade. A não ser que seja a única moto naquele segmento. Todas as motocicletas (como tudo na vida) tem suas qualidades e seus “defeitos”.

Vou dar um exemplo: uma BMW 1200 GS é um ícone no motociclismo de aventura, uma moto sensacional mas, para mim, tem muito mais “defeitos” do que qualidades, vejamos: seu preço está fora de meu alcance atual, as peças de reposição regular tem um custo proibitivo para mim, não possui uma rede de concessionárias suficientes para atender o Brasil inteiro, é pesada, seus accessórios originais custam quase o preço da moto, não é qualquer oficina que mexe na motocicletas, etc.

Dito isto: vocês pensam que a BMW 1200 GS HOJE seria a melhor moto para mim? Acho que não…E posso dar vários exemplos seguindo o mesmo raciocínio para dezenas de outras motocicletas consagradas como F800 GS, KTM ADV, Triumph Tiger, Kawasaki Versys, Suzuki V-Strom, Honda Transalp, etc.etc.etc…

Porém, nós motociclistas/seres humanos temos a tendência de querer impor nossas opções aos demais provando “cientificamente” a superioridade de nossas escolhas. E isso acontece com times de futebol, religiões, política, carro e por que não… motocicletas? E eu até nem vejo problema em tentar provar que uma determinada motocicleta é boa. O problema reside no fato de que, quase sempre, quem quer fazer isso usa argumentos depreciativos com relação aos outros modelos concorrentes. Provavelmente num raciocínio distorcido de que se a moto concorrente tem tanto defeito, a dele é a melhor, afinal isso é logico não é? Não não é. É fútil.

motocicletas-2

A verdade é uma só: a melhor moto de todas é aquela que atende plenamente as suas necessidades e anseios. E isso passa pelo tipo de pilotagem que você gosta, o uso que você faz da motocicleta, os custos que ela gera e uma dezena de outros quesitos pessoais. Por isso, a melhor moto de todas, pelo menos para mim, vai ser a que eu possuir no momento. Sempre. Aquela que me traz alegria nas estradas e que me leva pra conhecer o mundo sem reclamar.  Ou alguém discorda?

Comentários

Comentários

Post your comment