A maneira como o representante da Suzuki nos apresentou a moto foi curiosa: “…é claro que é um modelo de 2018 porque se está sendo produzido em 2017…” vai entender. De qualquer forma, a V-Strom 1000 foi renovada em 2015 e para o ano de 2018, recebeu algumas atualizações significativas para torná-la mesmo mais acessível, para não mencionar mais segura, incluindo a adição da nova versão 1000XT na linha de 1000cc.

Disponível em amarelo ou preto brilhante, o modelo XT possui rodas raiadas reforçadas, adequadas para o off-road, com pneus sem câmara nos tamanhos de 19 e 17 polegadas, juntamente com protetores de mão e um guidão de alumínio fat-bar.

E o modelo padrão, disponível em Glacier White, possui rodas de liga fundida que são um pouco mais leves do que as raiadas, e quase tão resistentes quando você tiver de encarar rochas e outros obstáculos.

Ambos os modelos – Standard e XT –  possuem uma carenagem redesenhada que se parece muito com a velha aos nossos olhos, mas com um novo para brisa ainda mais ajustável e que é 49mm mais alto do que antes e remodelado, através de túnel de vento, para um fluxo de ar mais suave.

Há três ajustes de altura e você ainda pode regular o pra brisas em três ângulos diferentes. Os protetores de mão são de plástico não reforçado, mas ainda é melhor do que nada se você esbarrar em galhos.

Embaixo do “capô” (?!) encontramos os veneráveis e queridos pistões do V-Twin de 90° de 1037cc da Suzuki, agora altamente refinados para manter seu poder dentro das regras da Euro4. Os catalisadores duplos – no meio do tubo de descarga – alimentam um novo silenciador. Um pouco ajuste e o sistema SDTV da Suzuki fornece resposta suave e poderoso em médias rotações.

Ambas as 1000cc compartilham um par de freios dianteiros fortes e, para 2018, há um sistema híbrido ABS que a Suzuki chama de sistema de freio Motion Track e Combination. Isso só foi possível graças à adição de uma …

… nova unidade de medição inercial Bosch de cinco eixos …

… que mede rolamento, passagem e inclinação. Os sensores nas rodas dianteira e traseira medem continuamente as rotações da roda a uma taxa de 50 vezes por segundo. As medidas da velocidade da roda e da IMU, além da quantidade de força na alavanca do freio ou de pressão do pedal, são calculadas pela unidade de controle do ABS para ajustar instantaneamente a pressão do fluido nas pinças do freio, conforme necessário.  A Suzuki enfatiza que quando o computador perceber que você está sendo muito ganancioso com o freio dianteiro, ele começará automaticamente a aplicar a pressão do freio traseiro para “estabilizar o veículo”. Graças à sua nova unidade de ABS avançada, a Suzuki diz que o retorno sentidos na alavanca e no pedal são bastante reduzidos. Infelizmente, Suzuki permanece filosoficamente oposta a permitir que você desligue o ABS.

O modelo XT possui um guidão de alumínio. Ambas as motos mantêm “cinturas” magras. Ambas recebem guarda-mãos e uma capa inferior de plástico que protege o motor de pedras e pedriscos menores.

O pára-brisas ajustável é 49mm mais alto, e parece mais amplo também. A Suzuki diz que mais testes de túnel de vento também o tornaram mais aerodinâmico. A versão standart usa um guião de aço simples, mas ambas as versões contam com maiores pesos estabilizadores na extremidade deles, para minimizar a vibração.

O quê mais? A Suzuki está tentando tornar mais fácil a vida de seus revendedores com acessórios que se encaixam nos quatro modelos de V-Strom. Baús e top box adicionais que usam a mesma chave de ignição da moto estão disponíveis para que você possa adicionar sua bagagem com acessórios Suzuki e ter a conveniência de uma opera-los com a mesma chave.

Tudo bem, mas qual é o resultado final? Bem, meu amigo, o modelo de base traz um preço inicial de U$ 12.699 (mercado americano). O modelo XT é U$ 300 mais caro, U$ 12,999. Isso é U$ 300 a menos do que a Honda Africa Twin mais barata, e parece ser uma pechincha neste que se tornou um segmento de mercado altamente competitivo, realmente, e por uma boa razão.

Especificações 2018 Suzuki V-Strom 1000 2018 Suzuki V-Strom 1000XT
MSRP $12,999 $13,299
Engine 1037cc, 4-stroke, liquid-cooled, DOHC 90-degree V-Twin 1037cc, 4-stroke, liquid-cooled, DOHC 90-degree V-Twin
Bore x Stroke 100.0 mm x 66.0 mm (3.937 in x 2.598 in) 100.0 mm x 66.0 mm (3.937 in x 2.598 in)
Compression Ratio 11.3 : 1 11.3 : 1
Fuel System Suzuki Fuel Injection, SDTV-equipped Suzuki Fuel Injection, SDTV-equipped
Starter Electric Electric
Lubrication Wet sump Wet sump
Transmission 6-speed constant mesh 6-speed constant mesh
Clutch Wet, multi-plate type Wet, multi-plate type
Suspension Front Inverted telescopic, coil spring, oil damped Inverted telescopic, coil spring, oil damped
Suspension Rear Link type, single shock, coil spring, oil damped Link type, single shock, coil spring, oil damped
Brakes Front Tokico 4-piston calipers, Disc, twin Tokico 4-piston calipers, Disc, twin
Brakes Rear Nissin, 2-piston, Disc single Nissin, 2-piston, Disc single
Tires Front 110/80R-19 M/C 59V, tubeless 110/80R-19 M/C 59V, tubeless
Tires Rear 150/70R-17 M/C 69V, tubeless 150/70R-17 M/C 69V, tubeless
Fuel Tank Capacity 20.0 L (5.3 US gallons) 20.0 L (5.3 US gallons)
Color Pearl Glacier White Glass Sparkle Black & Champion Yellow
Ignition Electronic ignition (Transistorized) Electronic ignition (Transistorized)
Headlight 12V 65W (H9 high-beam) & 12V 55W (H7 low-beam) 12V 65W (H9 high-beam) & 12V 55W (H7 low-beam)
Tail Light LED LED
Overall Length 2280 mm (89.8 in.) 2280 mm (89.8 in.)
Overall Width 930 mm (36.6 in.) 930 mm (36.6 in.)
Overall Height 1470 mm (57.9 in.) 1470 mm (57.9 in.)
Wheelbase 1555 mm (61.2 in.) 1555 mm (61.2 in.)
Ground Clearance 165 mm (6.5 in.) 165 mm (6.5 in.)
Seat Height 850 mm (33.5 in.) 850 mm (33.5 in.)
Curb Weight 232 kg (511 lbs.) 232 kg (511 lbs.)
Garantia Garantia de quilometragem ilimitada de 12 meses. A extensão da cobertura e benefícios adicionais estão disponíveis. Garantia de quilometragem ilimitada de 12 meses. A extensão da cobertura e benefícios adicionais estão disponíveis.

Fonte e fotos: motorcycle.com
Tradução livre: Equipe Tô Na Estrada