A nova BMW F850GS é – realmente – uma concorrente à altura da África Twin?

Mais potência, eletrônica embarcada da R1200GS, design mais limpo do que antes. E até possui rodas douradas…

A BMW revela a tão esperada F850GS. Com esta motocicleta completamente nova, a BMW desafia o popular África Twin da Honda, que já é uma estrela no seu segmento. Assim como antes, a BMW também oferece uma versão mais amigável, para iniciantes, chamada F750GS.

Novo motor de 95 cv e um intervalo de queima de 270/450 graus

Embora mantendo a mesma arquitetura “dois em linha”, o mecanismo do motor foi completamente redesenhado. Não é apenas o deslocamento maior – 853 cc. É que o novo motor vem com um virabrequim com um offset de 90 graus e um intervalo de explosão de 270/450 graus. Existem dois eixos de contrapeso que manipulam e eliminam as vibrações indesejadas. A BMW também aponta uma maior economia de combustível em relação ao modelo anterior.

Há também uma embreagem “ampliada”, com sistema “anti-salto” que proporciona uma redução na força aplicada ao manete de embreagem. Enquanto isso, a corrente foi posicionada do lado esquerdo, enquanto o escape está à esquerda – nota da redação: no modelo anterior era o contrário. Existe também um “quick-shifter” opcional disponível.

A BMW também afirma que o novo motor possui uma economia de combustível melhor e um som “emocionante” semelhante a um V2, devido à nova arquitetura dele.

Eletrônica – Modos de pilotagem

A nova F850GS possui dois modos de pilotagem padrão “chuva” e “estrada” – Rain & Road. Em comparação com os modelos anteriores, existe também um pacote opcional que inclui Modos de Pilotagem Pro: Dynamic, Enduro e Enduro Pro, em conjunto com o Dynamic Traction Control (controle de tração) e o ABS Pro. Basicamente, é quase o mesmo pacote eletrônico instalado no R1200GS. E sim, existe uma ESA dinâmica por aí (ESA = Ajuste Eletrônico da Suspensão), que pode agir de forma diferente, dependendo dos modos de pilotagem escolhidos.

Novo quadro – o tanque de combustível avança

O quadro “de ponte” que foi desenvolvido especialmente para a nova F 750 GS e F 850 ​​GS integra o motor em linha de dois cilindros como elemento de suporte e consiste em componentes de chapa de aço soldados e embutidos. Ao contrário dos modelos anteriores com um segmento espacial de aço tubular, o novo quadro inovador tem uma construção monocasco, o que resulta especialmente em uma maior rigidez de torção.

Este novo conceito de quadro também foi acompanhado por um reposicionamento do tanque de combustível. Enquanto o tanque de combustível nos modelos anteriores estava localizado abaixo do banco, o novo tanque de 15 litros das novas F 750 GS e F 850 ​​GS adota a posição clássica entre o assento e o cabeçote de direção.

Nova suspensão e ESA dinâmico

A nova F850GS vem com uma caixa de direção completamente nova e elementos de amortecedor de mola. O novo garfo vem com curso de mola de 204 mm. A ESA dinâmica que vimos na R1200GS agora está disponível no segmento intermediário também. O movimento de viagem e velocidade é gravado por um sensor de curso de mola no suporte de mola central que ajusta automaticamente o amortecimento para se adequar à situação, dependendo das condições de condução. O amortecimento do suporte de mola é ajustado de acordo com as válvulas de controle ativadas eletricamente. Este ajuste de amortecimento ocorre no espaço de alguns milissegundos. Como resultado mais conforto de amortecimento e uma resposta de pilotagem muito mais estável no off, mesmo sentado no banco.

O ESA dinâmico não funciona como um sistema autônomo, mas comunica-se com os outros sistemas de controle, como ABS / ABS Pro e ASC ou DTC. Além disso, o ESA dinâmico está ligado aos modos de condução ‘Rain’, ‘Road’, ‘Dynamic’, ‘Enduro e’ Enduro Pro ‘(o último disponível apenas com o F 850 ​​GS).

A nova F 850 ​​GS agora possui pneus sem câmara pela primeira vez, também com o tamanho 90/90 21 na frente e 150/70 R17 na parte traseira.

A altura de assento padrão do F 850 ​​GS foi reduzida em 20 mm para 860 mm. Ao abaixar e incorporar um banco de assento inferior (equipamento opcional) é possível atingir uma altura mínima de assento de 815 mm com a F 850 ​​GS.

A tela TFT de 6,5 polegadas em cores é opcional e você vem junto com um sistema de “pilotagem sem chave” (keyless ride).

NOTA DA REDAÇÃO: Outros sites apontam que o peso da F850GS passou de 207 kg em ordem de marcha, para 230 kg, também em ordem de marcha (com todos os fluídos, combustível, etc.).

Mais fotos!

Assista ao vídeo sobre a máquina (em inglês)!

Fonte: riders.drivemag.com
Tradução Livre: Equipe TNE

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2017-11-07T19:24:57+00:00 Destaque, Motocicletas|