Não é surpresa que, tendo revelado os seus planos para um novo motor bi cilíndrico paralelo de 800cc, a KTM também desenvolveria uma motocicleta de aventura usando o mesmo motor. Mas as fotos dos protótipos revelam que é uma séria off-road – muito mais hardcore do que a F800GS da BMW, por exemplo.

O motor é a mesma unidade da moto conceito 790 Duke e, com uma capacidade de cerca de 800cc, é o primeiro bi cilíndrico paralelo da empresa e que prometeu conter soluções tecnológicas intrigantes.

Em termos de desempenho, sua capacidade esperada sugeriria um pico de potência de cerca de 90hp, e o layout duplo paralelo significa que é muito mais compacto do que os motores V-twin existentes da KTM. É aparafusado no quadro treliçado da marca, com o braço oscilante de liga leve e a suspensão usual da marca WP.

Também é possível que a moto tenha um regime incomum de alocação da caixa de ar e tanque de combustível, para ajudar a mantê-la compacta. Normalmente, ambas as partes competem pelo espaço na mesma área, logo acima do motor. A solução da Honda, usada na África Twin, foi dividir a caixa de ar em duas metades, uma em cada lado do cabeçote de direção. A ideia da KTM parece ser dividir o tanque de combustível na esquerda e direita.

A partir das fotos, parece que as duas metades do tanque estão montadas baixas de cada lado do motor, com longos tubos de enchimento alimentando-os, a partir de um par de tampas. Elas ficariam ao lado de uma caixa de ar que ocupa a área onde seria colocado um tanque normal. Muitas camadas de duto cobrem as protuberâncias à frente das pernas do piloto, e isso parece ser a localização dos tanques de combustível reais da moto.

Embora esse local pareça deixar os tanques vulneráveis ​​a batidas e arranhões, presumivelmente as versões finais serão feitas de um material plástico resistente que possa aguentar muitas pancadas.

O design deve ajudar a manter o peso da moto e o centro de gravidade baixos, tornando a moto ainda mais leve – e dado o histórico usual da KTM, é provável que seja muito mais leve do que suas rivais, em primeiro lugar.

Os protótipos – já bem desenvolvidos – foram vistos em testes na Espanha (no início deste ano), revelando que pelo menos duas versões distintas de motos usando o nome da Adventure 790 serão reveladas no início de 2018. Uma calçada com pneus cravudos e não possui carenagem – dando-lhe uma aparência de moto de enduro de grandes dimensões. A outra usa pneus esportivos e um deflector de vento alto, logo acima do farol. No estilo KTM típico, é provável que também exista mais de uma opção de suspensão, com versões de maior especificação para uso off-road e ganhando os conhecidos adesivos “R”.

Fonte: amcn.com.au
Fotos: amcn.com.au e motorrad-magazin.at
Tradução livre: Equipe TNE