17 °C São Paulo, BR
20 de setembro de 2020

Honda África Twin 850: os rumores são verdadeiros?

Honda África Twin 850

Alguns rumores em torno da Honda vêm surgindo nos últimos tempos. Apesar de, por enquanto, serem apenas boatos, muitos amantes da marca já estão se empolgando e espalhando rapidamente a novidade. E sobre o que seriam esses boatos? Supostamente uma África Twin 850 chegará (tomara) ao mercado em 2021!

Honda África Twin 850
Rendering by https://www.autoby.jp/

Mas, o que exatamente seria a Honda CRF850L África Twin e por que devemos nos animar tanto com ela? De acordo com os boatos, o modelo tende a ser a nova ADV bike de média cilindrada da marca.

E por que uma CRF850L? Por que agora?

A Honda já conhece o mercado de ADV bikes, haja visto a Honda CRF1000L África Twin e a sofisticada África Twin Adventure Sports. Ambas são motocicletas altamente capacitadas para viagens longas e para o off-road, e estão recebendo melhorias significativas para o ano/modelo de 2021.

Na verdade, ambas serão agora chamadas de CRF1100L após um aumento na medida dos cilindros em 6,4 mm, que resultou numa capacidade cúbica maior (de 1.084 cc).

Honda África Twin 850
Foto: África Twin 1100

Mas qual a verdadeira razão para a criação da CRF850L África Twin?

O aumento no tamanho do motor da África Twin deixa uma lacuna a ser preenchida por uma motocicleta de aventura de médio porte na linha da Honda. Ao mesmo tempo em que a fábrica irá entrar em uma categoria altamente competitiva que é dominada principalmente por fabricantes europeus.

Adicionar a CRF850L à linha de motos de aventura criará uma oportunidade para a Honda conquistar os pilotos mais novos ou menos experientes, que procuram uma motocicleta menor.

Pense na África Twin de médio porte como um trampolim entre a CB500X básica ou a resistente CRF450L, e a sua “irmã maior” e tecnologicamente avançada CRF1100L África Twin.

Qual será a aparência da CRF850L África Twin?

Honda África Twin 850
Rendering by https://www.autoby.jp/

Podemos esperar uma plataforma de motor totalmente nova da Honda, chegando na forma de 800-850cc com refrigeração líquida e quatro tempos, com dois cilindros paralelos.

Considerando que essa nova plataforma terá que atender aos padrões restritos de emissões Euro 5 e os números que vimos recentemente de concorrentes de tamanho semelhante, esperamos que a África Twin 850 produza cerca de 90 cavalos de potência. E promete ser extremamente fácil de pilotar, no estilo típico da Honda.

Um conjunto completo de componentes eletrônicos de auxílio ao piloto também é esperado na África Twin 850, incluindo ABS selecionável, controle de tração e modos de entrega de potência através de um sistema acelerador por fio derivado do África Twin 1100.

A Honda, provavelmente, também usará o mesmo painel TFT colorido de 6,5 polegadas usado no 1100, e o Apple CarPlay poderá estar disponível na 850. O “cruiser control” (piloto automático) também deverá estar presente no modelo.

A África Twin 850 terá uma estrutura de berço semi-duplo de aço derivada do 1100, enquanto emprega suspensão Showa de longo curso para absorver todas as imperfeições das estradas de terra, trilha e asfalto. Também é esperada uma roda dianteira de 21 polegadas e uma roda traseira de 18 polegadas, oferecendo grande capacidade off-road.

Haverá um modelo África Twin Adventure Sports?

Assim como o 1100 África Twin, esperamos um acabamento Adventure Sports de alto desempenho e capacidade para a 850. E para atender às viagens de longas distâncias, provavelmente tenhamos mais capacidade de combustível, suspensão semiativa Showa EERA, uma bolha frontal ajustável, pneus sem câmara e muito mais!

Mas, é claro, isso terá um custo adicional, assim como no modelo 1100.

Honda África Twin 850
Foto: África Twin 1100

A “peso médio” da África Twin entrará em um mercado feroz e em expansão, de máquinas de tamanhos semelhantes, a maioria comandada por fabricantes europeus.

A competição inclui a BMW F 850 GS e a Triumph Tiger 800, bem como a nova KTM 790 Adventure e, mais focada no off-road, a 790 Adventure R. A Yamaha Tenere 700 também servirá como competidora dura para a CRF850L.

Quando esperar a África Twin 850?

Se realmente a Honda quiser ocupar o mercado de ADV colocando o África Twin 850 em produção, provavelmente não a veremos chegar ao mercado (internacional) até o ano/modelo de 2021.

Nós vimos as fotos, mas os projetos, os testes e a produção de um modelo totalmente novo não é uma tarefa fácil, e a Honda não faz nada pela metade.

Isso, e considerando que a Honda acaba de lançar a CRF1100L altamente atualizado nos Estados Unidos, provavelmente a fábrica não vá querer estragar a agitação em torno do seu modelo principal.

Pessoalmente, espero ver um anúncio oficial da África Twin em algum momento do evento EICMA 2020 em Milão, na Itália.

Até lá continuaremos sonhando acordados com a ideia de detonar com a 850 pelas estradas de terra!

Artigos Interessantes