A Ducati está se preparando para completar seu trio de modelos V4 e nós já sabíamos que uma Multistrada V4 estava em desenvolvimento. Entre a primeira moto descoberta nas estradas italianas no verão passado e a admissão do CEO da Ducati, Claudio Domenicali, de que o novo trem de força V4 chegaria à Multistrada, demorou um pouco. Porém agora não é mais uma questão de “se”, mas uma questão de “quando”. A resposta para isso pode ser mais: “cedo ou tarde”, mas ela vem.

A moto de teste Multistrada V4 foi vista em ação mais uma vez, desta vez vestida com uma camuflagem completa. As “fotos espiãs” revelam algumas pistas sobre a configuração do futuro modelo, incluindo o sub-quadro de treliça vermelho brilhante exposto – ausente na Multistrada 950 e 1260 -, bem como braço oscilante mais curto, que também pode sugerir uma menor distância entre eixos. Na frente, o formato dos faróis é ligeiramente alterado e os dutos de ar no nariz ficam mais afastados. Por outro lado, a carenagem não parece tão grande, graças as aberturas laterais.

A moto de teste é equipada com um garfo invertido e um monoamortecedor na traseira, além de freios Brembo com o ABS. Em vez do para-lama traseiro montado na roda, no protótipo ele é anexado ao quadro.

É o que podemos observar na moto por enquanto, mas ainda há muito mais por vir, pois a Ducati provavelmente entrará nos estágios de provocação, como aconteceu com o Streetfighter no ano passado.

De acordo com a declaração de Domenicali sobre a Multistrada V4, o novo modelo será mais uma adição à linha de turismo esportivo do que uma substituição. Afinal, o V4 é um bloco de 1.103cc que o posiciona quase perfeitamente no meio das cilindradas disponíveis hoje, entre as opções de 937cc e 1.262cc.

O V4 também produz acima de 200 cavalos de potência (208 cv na Streetfighter e 214 cv na Panigale) e é um bloco bastante leve – o que provavelmente seria a vantagem do Multistrada V4 em relação aos outros dois modelos. Para comparação, a Streetfighter e Panigale atualmente são mais de 23 quilos mais leves que a Multistrada 950 menor.

Provavelmente, veremos a nova Ducati Multistrada V4 fazer sua estreia antes do final do ano, possivelmente no evento anual da Ducati, agendado antes do Salão de Milão (EICMA) ou talvez até mais cedo.