18 °C São Paulo, BR
5 de junho de 2020

Ducati Multistrada V4: a versão de teste em estado bruto

A Ducati está se preparando para completar seu trio de modelos V4 e nós já sabíamos que uma Multistrada V4 estava em desenvolvimento. Entre a primeira moto descoberta nas estradas italianas no verão passado e a admissão do CEO da Ducati, Claudio Domenicali, de que o novo trem de força V4 chegaria à Multistrada, demorou um pouco. Porém agora não é mais uma questão de “se”, mas uma questão de “quando”. A resposta para isso pode ser mais: “cedo ou tarde”, mas ela vem.

A moto de teste Multistrada V4 foi vista em ação mais uma vez, desta vez vestida com uma camuflagem completa. As “fotos espiãs” revelam algumas pistas sobre a configuração do futuro modelo, incluindo o sub-quadro de treliça vermelho brilhante exposto – ausente na Multistrada 950 e 1260 -, bem como braço oscilante mais curto, que também pode sugerir uma menor distância entre eixos. Na frente, o formato dos faróis é ligeiramente alterado e os dutos de ar no nariz ficam mais afastados. Por outro lado, a carenagem não parece tão grande, graças as aberturas laterais.

A moto de teste é equipada com um garfo invertido e um monoamortecedor na traseira, além de freios Brembo com o ABS. Em vez do para-lama traseiro montado na roda, no protótipo ele é anexado ao quadro.

É o que podemos observar na moto por enquanto, mas ainda há muito mais por vir, pois a Ducati provavelmente entrará nos estágios de provocação, como aconteceu com o Streetfighter no ano passado.

De acordo com a declaração de Domenicali sobre a Multistrada V4, o novo modelo será mais uma adição à linha de turismo esportivo do que uma substituição. Afinal, o V4 é um bloco de 1.103cc que o posiciona quase perfeitamente no meio das cilindradas disponíveis hoje, entre as opções de 937cc e 1.262cc.

O V4 também produz acima de 200 cavalos de potência (208 cv na Streetfighter e 214 cv na Panigale) e é um bloco bastante leve – o que provavelmente seria a vantagem do Multistrada V4 em relação aos outros dois modelos. Para comparação, a Streetfighter e Panigale atualmente são mais de 23 quilos mais leves que a Multistrada 950 menor.

Provavelmente, veremos a nova Ducati Multistrada V4 fazer sua estreia antes do final do ano, possivelmente no evento anual da Ducati, agendado antes do Salão de Milão (EICMA) ou talvez até mais cedo.

Artigos Interessantes

BMW F800 GS com motor de 1000cc??

Tendo em vista a foto espiã feita na Itália, parece que a BMW pode estar trabalhando em um novo caminho para substituir a atual geração F800. As reformas profundas em todas as seções culminariam com um novo motor possivelmente com maior cilindrada, chegando a quase 1.000 cc. A chegada da Honda CRF1000L e da nova […]