Algumas pequenas desatenções, coisas simples que nem seriam muito notadas num dia normal, podem encher o saco de um viajante em determinadas situações. Imagine-se rodando por uma das regiões mais quentes da Argentina, na região do Chaco ( próximo 80 km do Pampa Del Infierno) e pegar uma saída errada por pura falta de atenção.Tenho certeza que você pensou imediatamente: “comigo não aconteceria”, mas aconteceria sim e você vai entender porque.

Distante 30 km da cidade Presidente Roque Sáenz Peña, no meio do Chaco argentino, fica um posto de combustíveis (coordenadas -26° 42.336′, -60° 44.776′) muito utilizado por motociclistas em viagem para o Deserto de Atacama e para o sul da Bolívia. O problema aqui é que, nesse trecho, a Ruta Nacional 16 e a Ruta Provincial 94 estão sobrepostas para logo em seguida separarem-se e cada uma seguir seu rumo diferente. A Ruta Nacional 16 leva às cidades de Salta, S.S. de Jujuy e La quiaca, na fronteira com o sul da Bolívia e também ao Paso Jama, em direção ao Deserto de Atacama. Enquanto a Ruta Provincial 94 leva à região de Santiago del Estero e Tucumán.

Preste atenção como a estrada muda de direção

Deserto-atacama-caminho-rota-1Deserto-atacama-caminho-rota-1

Devido ao desenho do traçado das rutas e o posicionamento do posto nelas, é muito comum que os viajantes, com destino ao Atacama por exemplo, sigam reto. Isso ocorre porque a saída do posto de combustíveis é bem em cima da bifurcação da estrada. Quando saímos de um posto, normalmente ficamos muito atentos ao trânsito de veículos naquele ponto, preocupados que estamos com nossa segurança, e “perdemos” a placa que indica que a Ruta 16 fica a direita. Normalmente o erro só irá ser percebido alguns quilômetros depois, ou um pouco mais rápido, caso esteja usando um GPS. A questão é que, num calor infernal (lembra do “Pampa Del Infierno”? Pois é, o nome não é à toa…rs) esse é um erro que irrita bastante e que pode ser evitado se você tiver essa informação em mãos.

Entenda na imagem abaixo, como é o traçado das rutas e a localização do posto.

Deserto-atacama-caminho-rota-2

Na imagem acima você consegue entender a localização exata do posto de gasolina. Assim pode ficar atento para não cometer o erro que muitos viajantes cometem nesse trecho.

Comentários

Comentários