O modelo BMW GS que inventou o conceito de trilha chega aos quarenta anos de vida e continua tão relevante no cenário motociclístico quanto o primeiro dia.

A saga histórica do BMW GS.

No outono de 1980, foi apresentada a primeira BMW R 80 G / S, um novo conceito de motocicleta que combinava dois terrenos aparentemente antagônicos: estrada e campo. Pela primeira vez, uma motocicleta de turismo foi apresentada com capacidade suficiente para enfrentar a pilotagem off-road, sem ter que abrir mão do conforto do uso diário. Desta forma, a BMW colocou um novo conceito de moto no mercado as trail bikes ou, como a BMW Motorrad gostava de dizer: as motos de enduro de turismo. Desde então, a BMW produziu mais de 1,2 milhão de BMW GS’s.

A BMW GS rapidamente se tornou um modelo de sucesso, também apoiado pelos grandes resultados esportivos obtidos no Rally Paris-Dakar, onde a BMW tinha presença oficial desde 1981. Naquele ano Hubert Auriol conquistou a vitória, repetindo-se dois anos depois, e então Gaston Rahier conseguiu mais duas vitórias consecutivas que consolidaram o mito aventureiro da GS e seu motor boxer, confirmando suas qualidades, seu conforto e robustez, que têm sido as chaves de seu sucesso ao longo desses quarenta anos.

BMW GS 40 anos

Ao longo deste tempo, a GS cresceu, tanto em deslocamento como em equipamentos e tecnologia. Com a chegada da R 1100 GS, a BMW introduziu a “cabeça” do cilindro com 4 válvulas, atingindo uma potência de 80 cv. Deu um passo à frente em termos de conceito de design. O motor passou a ser um elemento de sustentação e as suspensões incorporaram novos sistemas, como o Paralever, que eliminou os efeitos e reações do eixo de transmissão na suspensão traseira, e o Telelever, na roda dianteira, um sistema inovador para a suspensão dianteira da motocicleta.

Além disso, a GS incorporou um sistema de freios ABS, tornando-se na primeira moto big trail a contar com este assistente.

A família cresce

Desde 1993, a família GS é acompanhada pela série F. A BMW F 650 GS foi a primeira monocilíndrica com injeção eletrônica, catalisador e ABS. Como no caso de sua irmã mais velha, a F 650 GS também teve uma projeção esportiva, alcançando duas vitórias no Rally Dakar pelas mãos de Richard Sainct . Em 2007, aconteceu mais um avanço dentro da série F ao desenvolver os modelos F 650 GS e F 800 GS, equipados com um motor de dois cilindros em linha, com alto torque e uma estrutura tubular rígida.

Em 2009, a evolução do conceito GS deu mais um passo em frente com o lançamento da R 1200 GS, equipada com um motor boxer DOHC de 110 cv, caracterizado pela sua dinâmica de condução avançada. Foi uma homenagem à saga GS no seu 30º aniversário, que foi celebrado com o lançamento de vários modelos especiais “GS 30 anos”, com a R 1200 GS, a R 1200 GS Adventure, a F 800 GS e a F 650 GS pintadas com as cores corporativas do BMW Motorrad Motorsport.

No mesmo ano, a chegada da nova BMW G 650 GS significou a adição de outro modelo à saga. Uma moto cheia de estilo, uma trail ousada, leve e aventureira, que se destacou pela qualidade, equipamento e conforto, uma moto acessível graças ao seu peso relativamente baixo e altura reduzida.

Resfriamento misto

O desenvolvimento e a evolução natural do conceito GS levaram à introdução em 2012 de seu novo motor boxer completamente redesenhado, com um sistema de resfriamento misto ar / líquido, com cabeçotes de fluxo vertical, caixa de câmbio integrada e acionamento do eixo esquerdo. O quadro foi renovado e sistemas de controle eletrônico como novo ABS e controle de tração foram integrados. A potência já alcançava 125 cv, mas o GS ainda oferecia fácil manuseio e excelente desempenho.

Em março de 2014, a série GS atingiu um marco importante: a fábrica de Berlim produziu a BMW de número 500.000 da série GS, especificamente uma GS 1200 Adventure.

A família BMW GS cobre todos os segmentos e cilindradas do mercado, de 310 a 1.200 cc

A família GS continuou a crescer em 2016, quando a BMW Motorrad apresentou a G 310 GS, um novo modelo que manteve a essência da saga transferida para o segmento de menos de 500 cc, se tornou uma opção versátil para o grupo de motos que poderíamos chamar “de entrada”.

Ao mesmo tempo, a BMW Motorrad ampliou as opções disponíveis para os clientes da R 1200 GS, criando os pacotes Rallye e Exclusive, que deram a cada modelo um toque distinto.

Novas direções

A personalização do conceito GS continuou com uma interpretação completamente diferente com a entrada em cena da R Nine T Urban G / S, remetendo diretamente ao modelo R 80 G / S original de 1980, mas convenientemente atualizado para os tempos de hoje, desfrutando do poderoso motor boxer de 110 cv e transmissão de seis marchas.

Em 2017, houve um redesenho completo com as BMW F 750 GS e F 850 ​​GS, sucessoras da F 650 GS, F 700 GS e F 800 GS. Os novos modelos mantiveram a essência da família, beneficiando-se de um novo motor de dois cilindros em linha com dois veios de equilíbrio e uma nova ordem de ignição que otimizou as características de condução e a “emocionalidade” do seu som, atingindo 77 CV de potência para o F 750 GS e 95 cv para o F 850 ​​GS, com seu motor de 853 cc.  

BMW GS 40 anos

O redesign total veio em 2018, quando a BMW Motorrad introduziu sua atualização mais radical nos modelos GS de grande cilindrada com o objetivo de melhorar a entrega de potência e torque, e reduzir o consumo de combustível e as emissões. Pela primeira vez, ela usou a tecnologia ShiftCam da BMW em motores de motocicleta, um sistema de admissão variável que permite vários tempos de válvula e curso da válvula no lado da admissão. Os eixos de comando de admissão foram projetados para a abertura assíncrona das duas válvulas de admissão, o que resultou em mais turbilhonamento da mistura de entrada e, portanto, uma combustão mais eficiente.

Também foram feitas alterações na transmissão do eixo de comando – agora por corrente dentada -, e o abastecimento de óleo, válvulas de injeção de duplo jato e um novo sistema de escapamento foram otimizados, levando a evolução da GS a um patamar superior. O que permite que a linha GS continue na vanguarda da inovação e tecnologia quarenta anos após o seu lançamento. E que dure mais quarenta anos, pelo menos.